MBA em Gestão Empresarial

MBA em Gestão Empresarial

Para gerenciar uma empresa com sucesso é preciso desenvolver várias competências, como liderança, estratégia e capacidade de planejamento e tomada de decisões. Invista em você realizando o MBA em Gestão Empresarial e prepare-se para alçar voos mais altos em sua carreira.

Competências e Habilidades que você vai obter ao fazer o MBA

Público-Alvo

Programa Acadêmico​

Carga Horária Total: 432 horas/aula

Código de Defesa do Consumidor. Conceitos e relação entre consumidor e fornecedor. Equiparados ao consumidor. Empresa consumidora. Política nacional das relações de consumo. Publicidade abusiva e enganosa. Prevenção e reparação de danos. Dano material e moral. Responsabilidade civil, penal e administrativa. Responsabilidade por vício do produto e serviço.

Fundamentos da análise econômica: oferta demanda.equilíbrio de mercado, elasticidade-preço e elasticidade-renda.da demanda, elasticidade-preço da oferta.Mensuração da atividade econômica: PIB e PNB,.inflação e índices de preço, poupança e investimento, crescimento e flutuações cíclicas.Economia monetária: conceitos de moeda e a atuação do Banco Central.Balanço de pagamentos.Balança comercial, conta de capital e regimes cambiais.Modelos de conjuntura e crescimento.Os mercados competitivos e não competitiva.regulação de mercado, grupos.econômicos, atuação do CADE e SDE e papel do governo e blocos econômicos.

Perfil do empreendedor e suas motivações. Barreiras exógenas e endógenas ao empreendedorismo. Ambientes organizacionais favoráveis ao empreendedor. Identificação de novos negócios e sua estruturação. Mecanismos de viabilização de negócios. Atuação do Developer; fusões e aquisições de empresas. Avaliação e mitigação dos riscos dos negócios. Considerações sobre o plano de negócio. Modelos de financiamento de um novo empreendimento. Principias fontes e agentes de recursos.

Visão geral de finanças.Risco e retorno.CAPM (Capital Asset Pricing Model).CMPC (Custo Médio Ponderado de Capital).Fluxo de caixa dos investimentos e capital de giro.Critérios para análise de projetos.Período payback simples e descontado.VPL (Valor presente líquido).TIR (Taxa interna de retorno) e TIR modificada).Índice de lucratividade.Administração da Liquidez.Administração do Capital de Giro.Ciclos Operacional e Financeiro Necessidade de Capital de Giro.Ponto de Equilíbrio.Avaliação de empresas e projetos – Conceitos fundamentais.

Fundamentos da Contabilidade.Demonstrações Contábeis de acordo.com a Lei das S/A: Balanço Patrimonial, Demonstração.do Resultado, Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa e Demonstração.do Valor Adicionado.Participações Societárias e variações do Patrimônio Líquido.Situação financeira x situação econômica.Critérios de análise.econômico-financeira.análise vertical.horizontal e indicadores de liquidez, endividamento.lucratividade e rentabilidade..

Evolução do processo da qualidade.Ciclo PDCA.Ferramentas de gerenciamento.Visão, mapeamento, definição, melhoria e avaliação de processos.Indicadores de qualidade e produtividade.Ambiente Seis Sigma.Ciclo DMAIC e suas variações.Certificações ISO.Documentação da qualidade: controle, procedimentos e registros.Sistemas integrados de gestão.Métodos específicos de gestão.Modelo de gestão do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ).Metodologia para desenvolvimento e implementação do modelo de gestão pela qualidade.Fatores críticos de sucesso.

Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

Fundamentos de gerenciamento de projetos. Evolução dos Conceitos. PMI – PMBOK. As certificações em gerenciamento de projetos. Técnicas e ferramentas para gerenciamento. Elaboração de project charter. Criação de EAP – WBS (work breakdown structure). Diagrama de Gantt .Sequenciamento de Atividades e o método do caminho crítico (CPM). Análise, interpretação e resposta aos riscos do projeto. Cronogramas físico-financeiro e o controle do projeto. Plano de Ação. Indicadores de desempenho e o Earned Value.(valor agregado).

Vendas na estratégia de marketing. Pressupostos básicos da política comercial. O processo de venda. Relacionamento baseado em valor. Administração de vendas. Sistemas de informação de vendas – automação da força de vendas. Estrutura e funções de vendas – uma visão estratégica. A busca do melhor mix entre clientes, produtos e territórios. Onde ocorrem as vendas: o campo de trabalho. Relacionamento comercial. Fatores críticos de sucesso.

Conceituação de estratégia. Aspectos da evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades, ameaças. Analise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades e competências.Pontos fortes e fracos. A matriz SWOT e o desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação. Balanced Scorecard (BSC).

TI nas Organizações – Estratégia e Conceitos. Fazendo negócios na economia digital. Tendências em Tecnologia da Informação. Planejamento e estratégia de TI. Modelo de forças competitivas. O impacto da tecnologia no Modelo de Porter. Modelo da cadeia de valor.Infraestrutura de TI.A revolução da Internet – E-business e E-commerce. B2C. B2B. Outros modelos. Mobile e-commerce. Aplicações nas Organizações – Sistemas de Informação. Enterprise Resource. Planning (ERP), Customer Relationship Management (CRM), Business Intelligence (BI), Governança de TI.

Visão gerencial dos custos. Custos para tomada de decisões: custeio por absorção x custeio direto. Análise custo/volume/lucro: margem de contribuição, ponto de equilíbrio e alavancagem. Orçamento como instrumento de planejamento e controle. Orçamentos básicos: operação, investimentos e caixa. Orçamento de operação: vendas, produção de despesas operacionais. Orçamento de investimentos: bens de capital e outros investimentos. Orçamento de caixa: recebimentos e pagamentos. Demonstrações financeiras projetadas: balanço patrimonial, demonstração do resultado e fluxo de caixa.

Relação entre processos de inovação, gestão do conhecimento e organizações de aprendizagem. A gestão de transferência de conhecimento. A inovação como instrumento de criação de mercado. Ferramentas de inovação. Abordagem sistemática e a criação de novos conceitos: implementação de ideias; ferramentas de inovação no desenvolvimento de novos produtos. Comunidades de prática: ações, atividades e modos de operações. O impacto das opções estratégicas, cultura.

Aplicações dos conhecimentos aprendidos ao longo do curso em atividades que simulem situações reais do cotidiano da atividade empresarial.

Conceitos e definições básicas de marketing. Introdução ao marketing estratégico. O marketing estratégico como recurso de competitividade de organizações no atual cenário econômico. Ambiente de marketing. Segmentação de mercado. O mix de marketing frente ao mercado. Produto. Preço. Distribuição. Comunicação e promoção. Criação de valor de mercado. Influência da tecnologia nas estratégias de marketing. Planejamento de marketing e ferramentas de controle.

Conceitos financeiros fundamentais. Juros Simples e Juros Compostos. Tipos de Taxas de Juros. Operações de Desconto. Equivalência de taxas e capitais. Calculo do valor presente e valor futuro.Séries de Pagamentos – Séries Uniformes Antecipadas, Postecipadas e Diferidas. Sistemas de amortização: tabela price e sistema de amortização constante. Método de análise de fluxos de caixa. Desconto racional composto e desconto comercial.

Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

Desenvolvimento de um projeto integrado de negócios (plano de negócios). O plano de negócio: o ramo e as atividades da empresa. O estudo de mercado. A análise estratégica. O plano de marketing. Projeção de resultados. O plano econômico financeiro. Os aspectos operacionais e logísticos. A estrutura organizacional e os elementos da gestão de pessoas. O sumário executivo. O empresário empreendedor.

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