MBA em Liderança e Gestão
Estratégica de Pessoas
MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas
A área de gestão de pessoas é muito importante para as empresas, já que ter colaboradores satisfeitos e motivados impacta diretamente nos resultados. Com o MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores, o aluno irá desenvolver competências que o ajudarão a gerenciar equipes de modo a agregar valor para a estratégia do negócio. O curso também busca esclarecer por que a gestão de talentos é fator essencial para o sucesso das organizações.
Competências e Habilidades que você vai obter
ao fazer o MBA
- Competências de liderança e gestão de pessoas que irão contribuir para o desenvolvimento holístico e integrado de pessoas e organizações
- Autoconhecimento por meio de conceitos e ferramentas que promovem a identificação das competências desenvolvidas e a desenvolver
- Entendimento sobre fatores que contribuem para a efetividade dos relacionamentos interpessoais e intergrupais
- Conhecimento sobre posicionamentos filosóficos e éticos em organizações e no mundo
- Ferramentas relativas a teorias psicológicas que geram comunicação mais assertiva e eficaz e relacionamentos mais saudáveis
- Conhecimentos sobre gestão que contribuem para decisões mais acertadas e melhor desenvolvimento organizacional.
Público-Alvo
- Profissionais de qualquer área de atuação que desejam desenvolver competências de gestão e comportamentais para exercer liderança eficaz e gestão mais humanizada nas empresas.
Programa Acadêmico
Carga Horária Total: 432 horas/aula
Evolução do processo de aprendizagem nas organizações.Ciclo de aprendizagem nas organizações.Programas, metodologias e tecnologias da educação.Educação Corporativa.
Processo de Coaching. Processo de Mentoring. Impactos no desenvolvimento pessoal e profissional. Relação entre Coaching & Mentoring.
Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Elementos fundamentais da comunicação empresarial. Técnicas de apresentação: estrutura, conteúdo e planejamento.
Trabalho em equipe. Equipes de alto desempenho. Gestão de equipes de alto desempenho. Estratégias de desenvolvimento de equipes de alto desempenho.
Teoria geral dos contratos e sua aplicação ao cotidiano do gestor: princípios, requisitos, consentimento, formação, interpretação dos contratos e outras disposições. Código de Defesa do Consumidor: justificativa da tutela e relação jurídica de consumo. Proteção contratual sob a ótica do CDC, responsabilidade e instrumentos profiláticos de gestão para o fornecedor.
Sociedade do Conhecimento e o desenvolvimento da cultura empreendedora nas empresas. Perfil do empreendedor e do intraempreendedor. Processo empreendedor, principais modelos e fontes de financiamentos. Dificuldades a serem enfrentadas: riscos, barreiras e causas de fracassos.
Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.
O que é finanças. O processo de criação de riqueza nas organizações. Os objetivos da gestão financeira e o seu impacto na gestão empresarial. Noções gerais de contabilidade e o uso dos indicadores de desempenho. A matemática financeira como instrumento de medição de valor. Fluxo de caixa. Métodos de Avaliação de Projetos de Investimento.
Cultura organizacional. Processos de mudança organizacional. Papel de gestores e líderes na gestão da mudança. Clima organizacional.
Tendências na gestão de carreira. Empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. Intraempreendedorismo como diferencial competitivo. Ética e carreira no contexto globalizado. Gestão de networking. Gestão de conflitos de interesses. Gestão do tempo. Modelo de Negócios Pessoal – Business Model You. Planejamento financeiro pessoal.
Conceito e modelos de gestão de desempenho. Ciclo da gestão de desempenho. Avaliação de desempenho.
Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Desafios do líder e do Especialista em RH.
A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC).
Gestão de competências como modelo de gestão estratégica. Implantação da gestão por competências. Aplicação da gestão de competências nos diferentes processos.
Inovação e conhecimento como diferencial estratégico. Modelos para inovação. Gestão do conhecimento como fator de sustentabilidade da organização e de inovação. Estratégias para aprendizagem contínua e compartilhamento do conhecimento. Processo de Gestão do Conhecimento.
Do mecanicismo à sociedade do conhecimento. Liderança na era das competências. Motivação como ferramenta da liderança. Liderança e sucessão.
Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução
Retenção e desenvolvimento de talentos. Influência do contexto organizacional. Políticas e estratégias de valorização e retenção de talentos.