O estudo parte da constatação de que conhecer a região onde se pretende desenvolver grandes obras de infraestrutura permite compreender quais são as oportunidades de desenvolvimento, as vulnerabilidades e as necessidades da área e da comunidade habitante.

O Centro de Direitos Humanos e Empresas (FGV CeDHE) da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP) lançou na primeira semana de agosto, o relatório O contexto socioeconômico da BR-319, resultado do projeto de pesquisa “Promovendo transparência e governança territorial no contexto da instalação de rodovias na Amazônia brasileira – o caso da BR-319”, realizado com o apoio da Gordon and Betty Moore Foundation.
O estudo parte da constatação de que conhecer a região onde se pretende desenvolver grandes obras de infraestrutura permite compreender quais são as oportunidades de desenvolvimento, as vulnerabilidades e as necessidades da área e da comunidade habitante. Essa compreensão fornece uma base essencial para a discussão de projetos de infraestrutura, pois garante subsídios para uma tomada de decisão informada e auxilia na definição de um desenho do empreendimento que potencialize os impactos positivos da obra e previna/minimize seus impactos negativos.
Com esses pressupostos em mente, o FGV CeDHE analisou o panorama geral do contexto socioeconômico da região do entorno da BR-319, uma das obras mais discutidas na Amazônia. Nesse cenário foram levados em conta dados georreferenciados referentes à geografia do território, como hidrografia, dados demográficos, de nível socioeconômico da população, de uso e ocupação do território, de atividade econômica, e dados referentes a serviços públicos. Mapas, gráficos e tabelas são utilizados para facilitar a interpretação dos dados.
Acesse o relatório O contexto socioeconômico da BR-319.
Fonte: portal.fgv.br