Educação aliada à qualidade transforma trajetória profissional de jovem na FGV

“Eu me formei em uma das universidades mais renomadas da elite brasileira e eu digo com muito orgulho: É apenas o começo”, disse Natália.

Educação aliada à qualidade transforma trajetória profissional de jovem na FGV

O acesso à educação de qualidade pode mudar vidas. Recém-formada em Processos Gerenciais na Graduação Tecnológica da FGV, Natália Barbosa Nascimento, aos 28 anos, está vivenciando esse processo transformador. De origem humilde, sua trajetória profissional é recheada de superação e conquistas à base de muito esforço e dedicação. Hoje, formada e aprovada em um processo de trainee de uma das maiores empresas de cosméticos do país, ela pode relembrar, com orgulho, um dos capítulos que certamente ficarão guardados para sempre em sua memória: sua trajetória na FGV.

A história de Natália na FGV começou como recepcionista, em 2017. Ela havia acabado de abandonar a graduação em Engenharia Florestal na UFRRJ, por não conseguir conciliar as aulas na instituição federal com um emprego e as necessidades de ajudar nas finanças em casa. A oportunidade profissional em uma das instituições de educação mais respeitadas do país abriu as portas para conciliar a necessidade de trabalhar com o sonho de ter uma formação superior. Com muita dedicação e estudo, Natália foi contemplada com uma bolsa integral em janeiro de 2019 para ingressar no curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais.

Ao entrar na graduação tecnológica da FGV, Natália teve, pela primeira vez, as mesmas condições de estudar que os seus colegas, pois todos os materiais utilizados nas aulas são disponibilizados pela FGV. Isso foi um divisor de águas para ela, pois deu a oportunidade de vivenciar por completo um curso de nível superior com vocação transformadora, de ponta, inclusivo e totalmente voltado para a prática, sem deixar de lado a interação entre professores e alunos nas live-classes.

“Os cursos de Graduação Online Tecnológica FGV permitem a todos – professores, tutores e equipe técnica – a materialização da nossa paixão: Transformar as vidas dos nossos alunos através da educação”, salienta Rodrigo Lamas, coordenador Executivo de Cursos. Formada há pouco tempo, Natália já consegue sentir o impacto da graduação em sua vida. Selecionada entre 30 mil recém-formados de todo país, ela se tornou a primeira pessoa com graduação tecnológica a ingressar no programa de trainee do grupo Boticário.

“Eu me formei em uma das universidades mais renomadas da elite brasileira e eu digo com muito orgulho: É apenas o começo. Hoje, como profissional, eu estou sendo disputada por grandes empresas. Fazer isso, sendo graduação tecnológica, e vindo de onde eu vim, eu acredito que contando essa história eu possa inspirar ainda mais pessoas”, afirmou Natália.

Outro diferencial que auxiliou Natália nessa trajetória foi o Núcleo de Estágio e Desenvolvimento de Carreiras (NEDC) da FGV, que funciona como um canal de integração entre o mercado de trabalho e os alunos e ex-alunos dos cursos de graduação, provendo recursos que os auxiliam no processo de inserção ou reinserção no mercado de trabalho. A atuação do NEDC se dá prioritariamente com o gerenciamento e divulgação de oportunidades profissionais, programas de trainees e estágios, com orientação individual ao planejamento de carreira, realização de palestras, processos seletivos e workshops sobre carreiras, além de promoção de networking profissional para os alunos e ex-alunos por meio de programas específicos.

“Hoje, sou uma mulher, negra, periférica, vinda de escola pública, dentro da área de tecnologia. Mas, muitas vezes ouvi ‘não’ e sei que por ser mulher, já crescemos numa velocidade menor; sendo negra, é sempre correr mais para conquistar. Sem contar que há preconceitos no mercado, que me fazem ter que provar muito do que sou”, finaliza.

Sobre o IDT

O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (IDT) possui, em relação à Fundação Getulio Vargas, plena autonomia acadêmica, a qual se reflete na liberdade de planejar, implementar e avaliar seus programas de ensino, pesquisa e extensão. Essa autonomia também se manifesta em sua organização administrativa e nos processos decisórios, tendo seus órgãos colegiados autoridade para discutir e influenciar as questões táticas e estratégicas da vida acadêmica do Instituto. O projeto do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico da FGV prima pelo alinhamento de sua atuação à estratégia institucional da Fundação Getulio Vargas, bem como a realização de sua missão.

Os principais diferenciais do IDT são: live classes: aulas ao vivo transmitidas por videoconferência e ministradas pelos professores-tutores da FGV; todo o corpo de professores tutores são doutores ou mestres capacitados para atuar em educação a distância; workshops interdisciplinares realizados a cada trimestre com o objetivo de trazer temas atuais e de relevância para a formação além estimular o network entre os alunos e um curso 100% online, falar dos estudos de caso de Havard, em todas as disciplinas, oferecer disciplinas de caráter internacional obrigatória em todos os cursos; orientação de carreira oferecida pelo NEDC.

Para mais informações sobre o IDT, acesse o site.

Fonte: portal.fgv.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Posts Recentes

 Ver tudo