Eleições municipais e as novas ondas na política é tema de novo livro da FGV Editora

Último volume da trilogia iniciada em 2011 destaca as “novas ondas na política”.

Eleições municipais e as novas ondas na política é tema de novo livro da FGV Editora

A trilogia, contemplada pelos livros: Como o eleitor escolhe seu prefeito: campanha e voto nas eleições municipais (2011) e A lógica das eleições municipais (2016), ganha seu último volume intitulado Eleições municipais: novas ondas na política, publicado pela FGV Editora.

Nesta nova coletânea, organizada por Antonio Lavareda e Helcimara Telles, 33 autores, entre professores, pesquisadores e avaliadores de instituições de ensino e pesquisa no Brasil, Alemanha, Bolívia e Espanha, assinam os 14 artigos publicados.

O livro testemunha a chegada das novas ondas na política, fenômeno mundial que repercute no Brasil, onde ganha feição própria, incorporado às nossas especificidades. Os capítulos trazem informações originais de estudos quantitativos e qualitativos e seus autores interpretam essa fase de aguçamento da crise de representação, radicalização ideológica, derrota de legendas tradicionais, crescimento das alternativas identitárias e acirramento da polarização estimulada pelas mídias sociais, com experiências diversas no Brasil e nos países analisados.

Os artigos trazem reflexões sobre o surgimento e desempenho dos novos partidos de direita nas eleições municipais de 2016, o voto dos desiludidos com vitórias de outsiders nas últimas eleições municipais, a religião na política, a polarização política nas campanhas, a importância do uso das redes sociais na propaganda, a possibilidade de influência dos resultados das eleições de 2018 sobre o pleito de 2020, a influência da pandemia no processo eleitoral deste ano, além das experiências do crescimento do partido de direita radical em cidades da Alemanha, as mudanças nas eleições municipais na Espanha, a evolução do partido de Evo Morales nas eleições municipais da Bolívia, entre outras abordagens.

A obra está disponível em ebook em todas as plataformas e no formato impresso. Para mais informações sobre o livro, acesse o site.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Posts Recentes

 Ver tudo   

Ciências Sociais
ISBE FGV

Ciência de Dados e Ciências Sociais: Projeto da FGV seleciona novos bolsistas

O projeto visa a expandir as abordagens computacionais de análise de dados nas Ciências Sociais e na História. A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) abre o ano de 2022 com o processo seletivo para concessão de seis bolsas para o projeto “Ciência de Dados nas Ciências Sociais”, referente

Leia mais »