FGV DATASAN: plataforma permite acesso a 70 indicadores em dez áreas do saneamento básico no Brasil

Dados do FGV DATASAN revelam que 83,7% da população conta com abastecimento de água, porém apenas 54,1% dos brasileiros dispõem de rede de esgoto.

FGV DATASAN: plataforma permite acesso a 70 indicadores em dez áreas do saneamento básico no Brasil

Serviços de água tratada, coleta e tratamento de esgotos levam à melhoria da qualidade de vida e, em momentos de pandemia, passam a ser mais observados. Para aprofundar o conhecimento sobre a realidade do setor de saneamento básico no Brasil, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) e a INTERÁGUAS lançaram, dia 25 de agosto, o FGV DATASAN, uma plataforma de governança e gestão estratégica de saneamento. A ferramenta permite analisar os dados do setor de forma rápida e intuitiva.

Dados do FGV DATASAN revelam que 83,7% da população conta com abastecimento de água, porém apenas 54,1% dos brasileiros dispõem de rede de esgoto, dos quais 78,5% têm esgoto tratado, assim, 99,1 milhões de brasileiros não tem acesso a serviços de coleta de esgotos e 34,7 milhões não dispõem de água tratada.

Retrato de uma década perdida                                   

FGV DATASAN: plataforma permite acesso a 70 indicadores em dez áreas do saneamento básico no Brasil

2010

FGV DATASAN: plataforma permite acesso a 70 indicadores em dez áreas do saneamento básico no Brasil

 2019

“A dificuldade em visualizar e entender claramente alguns indicadores muito relevantes de saneamento nos impulsionou a entregar para a sociedade uma ferramenta que pudesse exibir informações de saneamento de forma simples e ser usada com facilidade por qualquer pessoa”, afirma o titular da Superintendência de Infraestrutura e Mercados Governamentais do FGV IBRE, Túlio Bastos Barbosa. Segundo ele, os dados ajudarão a apoiar o processo de governança das empresas do setor, ampliando o nível de informação e transparência sobre os serviços oferecidos, uma vez que analisar os dados existentes e transformá-los em conhecimento era um desafio para os profissionais que atuam na área.

O FGV DATASAN apresenta 70 indicadores em dez áreas-chave do saneamento e permite visualizar uma série histórica de dez anos, por meio de gráficos e comparações entre os diferentes índices que compõem o serviço. De acordo com José Antônio Campos Chaves, diretor-presidente da INTERÁGUAS, o FGV DATASAN compila as informações contidas no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do governo federal; porém, de forma sistematizada, abrangente, amigável. “O objetivo da ferramenta é dar suporte à tomada de decisões de qualidade por parte dos players que, direta ou indiretamente, operam na cadeia de valor da prestação dos serviços públicos de saneamento”, explica Chaves. A ferramenta é customizável e permite uma avaliação por estado, município, micro e macrorregião, por natureza jurídica dos prestadores de serviços e ainda fornece dados consolidados em todo o Brasil.

Entre os principais indicadores encontrados na ferramenta estão os índices de tratamento de água; de atendimento, coleta e tratamento de esgoto; de consumo e perda de água; de qualidade dos produtos fornecidos; de eficiência na operação; de medição da transparência e eficiência comercial, econômica e financeira; entre outros.

A plataforma também pode ser utilizada para diagnóstico de todas as áreas/atividades necessárias ao funcionamento de uma empresa prestadora de serviços de saneamento e para o planejamento de ações de melhoria gerencial. Além disso, o FGV Datasan pode auxiliar no aumento do controle e transparência do alcance das metas, por parte das Agências de Regulação, na análise de mercado de fornecedores de bens e serviços e na avaliação financeira e de investimentos para instituições financeiras.

O FGV DATASAN está disponível no site.

Fonte: portal.fgv.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Posts Recentes

 Ver tudo   

Ciências Sociais
ISBE FGV

Ciência de Dados e Ciências Sociais: Projeto da FGV seleciona novos bolsistas

O projeto visa a expandir as abordagens computacionais de análise de dados nas Ciências Sociais e na História. A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) abre o ano de 2022 com o processo seletivo para concessão de seis bolsas para o projeto “Ciência de Dados nas Ciências Sociais”, referente

Leia mais »