FGV é eleita o 3º think tank mais importante do mundo

Fundação subiu duas posições no ranking global e se destacou com as melhores políticas e respostas institucionais à COVID-19

FGV é eleita o 3º think tank mais importante do mundo

A Fundação Getulio Vargas foi eleita o terceiro mais importante think tank do mundo, após subir duas posições no Global Go To Think Tank Index Report da Universidade da Pensilvânia, que acaba de ser divulgado. A instituição concorreu com mais de 11 mil pares, em um processo de votação que reuniu quase 4 mil especialistas dos cinco continentes, entre acadêmicos, empresários e autoridades públicas. Pelo 11º ano consecutivo, a FGV se manteve como a instituição mais influente na América Latina e, pelo quinto ano consecutivo, como o think tank mais bem administrada do mundo. Há 12 anos, quando estreou no ranking, que existe há 13, a FGV ocupava a 27ª posição global.

FGV é eleita o 3º think tank mais importante do mundo

Para o diretor Internacional da FGV, Marlos Lima, essa conquista representa o reconhecimento pela comunidade internacional da influência da Fundação no Brasil e no mundo, e da sua capacidade de propor soluções para problemas globais. “O resultado é fruto de décadas de trabalho e mostra a consolidação da internacionalização da FGV. É um sinal claro de que a Fundação vem participando, cada vez mais, das decisões que são tomadas, em âmbito nacional e internacional, por meio das suas análises e recomendações. Fica claro o quanto as pesquisas aplicadas da FGV são tecnicamente consistentes, assertivas e geradoras de excelentes resultados para o Brasil e todo o planeta”, observa Lima.

FGV é eleita o 3º think tank mais importante do mundo

Visão Multidisciplinar

Em um ano atípico como o de 2020, em que o mundo foi surpreendido por uma pandemia, Lima atribui à agilidade da FGV de se adaptar ao novo cenário adverso como um diferencial da instituição que a fez galgar duas posições, em uma demonstração de vigor e de tenacidade surpreendentes. Uma das categorias, que não foi ranqueada, surgiu do advento da crise sanitária e teve o mérito conquistado pela FGV. A instituição foi nomeada dentre os think tanks que tiveram a melhor política e resposta institucional à Covid-19.

“Há outra qualidade rara observada na FGV, que é o seu caráter multidisciplinar no trato de problemas complexos. Uma questão é estudada sob diferentes ângulos, seja do ponto de vista político, econômico, da gestão, do Direito e de outras disciplinas, ainda contando com os recursos das técnicas de Inteligência Artificial. Isso é algo difícil de ser encontrado no mundo”, acrescenta Lima.

FGV se destaca em diversas categorias

A FGV também se destacou em várias outras categorias do ranking. Em dez delas, figura entre os 10 melhores thinktanks do planeta, como o 3º melhor centro de estudos regionais; o 4º em políticas sociais; o 6º em melhores pesquisas multidisciplinares; e o 10º em duas categorias: maior impacto em políticas públicas e melhor think tank em desenvolvimento internacional. Ocupou ainda posições diversas em outras 10 categorias do ranking, que é elaborado pelo Think Tanks and Civil Societies Program (TTCSP), da Universidade da Pensilvânia.

FGV é eleita o 3º think tank mais importante do mundo

O que são Think Tanks?

Think Tanks são organizações que fazem a ponte entre o conhecimento aplicado e as políticas públicas. São instituições que elaboram pesquisas baseadas em evidências e promovem o engajamento de especialistas na troca de conhecimentos com o objetivo de informar o público e subsidiar com fundamentos científicos os tomadores de decisão na formulação e implementação de políticas públicas.

O material completo está disponível no site da universidade.

Fonte: portal.fgv.br

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

Posts Recentes

 Ver tudo