FGV lança pesquisa sobre modelos de governança para sistemas educacionais em países federativos

O trabalho permite fazer analogias do ponto de vista federativo e educacional, das estruturas e mecanismos disponíveis no território brasileiro, e também estabelecer pontos de partida para melhoria e aperfeiçoamento do SNE em discussão.

FGV lança pesquisa sobre modelos de governança para sistemas educacionais em países federativos

Com o objetivo de aprofundar as discussões sobre a estruturação do Sistema Nacional de Educação no Brasil, o Todos pela Educação, o Movimento Colabora Educação e a Fundação Getulio Vargas elaboraram pesquisa que tem por objetivo subsidiar e influenciar a construção do Sistema Nacional de Educação no país. O trabalho será lançado no dia 24 de maio, às 11h, com transmissão ao vivo pelo Youtube da FGV.

Tendo em vista a complexidade e falta de consenso acerca do tema, a pesquisa teve como base referências internacionais para nortear a reflexão das condições federativas locais e das fragilidades sistêmicas na educação brasileira. Foram selecionados cinco países, de regime federativo, para fundamentar a pesquisa: Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos e México. 

O trabalho permite fazer analogias do ponto de vista federativo e educacional, das estruturas e mecanismos disponíveis no território brasileiro, e também estabelecer pontos de partida para melhoria e aperfeiçoamento do SNE em discussão. A observância dos modelos de governança educacional destes cinco países poderá contribuir e enriquecer significativamente o debate nacional. 

Os palestrantes do encontro são o deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE); a presidente-executiva dos Todos Pela Educação, Priscila Cruz; o diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV DGPE), Henrique Paim; a coordenadora do FGV DGPE, Jaana Nogueira; e a coordenadora da área de gestão de conhecimento e produção de conteúdo no Movimento Colabora Educação, Fernanda Castro. O debate será moderado pelo gerente de Estratégia Política no Todos Pela Educação, Lucas Hoogerbrugge.

Para realizar inscrições acesse o link.

Fonte: portal.fgv.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Posts Recentes

 Ver tudo   

Economia
ISBE FGV

IGP-10 sobe 1,79% em janeiro 2022

Com esse resultado, o índice acumula alta de 17,82% em 12 meses. O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) subiu 1,79% em janeiro. No mês anterior,

Leia mais »