FGV Online utiliza metodologias ativas para promover um aprendizado profundo e efetivo

Além de implementar novas formas de aprendizagem, a implantação de metodologias ativas exige novas formas de avaliação, que enfoquem menos memorização e reprodução e valorizem mais o domínio do conteúdo aplicado a novas situações

FGV Online utiliza metodologias ativas para promover um aprendizado profundo e efetivo

Cada vez mais populares, as metodologias ativas surgem como uma alternativa às tradicionais formas de transmissão de conhecimento, destacando o papel do estudante como participante ativo e consequentemente protagonista no processo de aprendizagem.

Os cursos do FGV Online oferecem diversas estratégias de aprendizagem ativa, como:

  • – Problem based learning (PBL) ou project based learning.
  • – Webinars com temáticas transversais.

E ainda, disciplinas exclusivas, recheadas de desafios, network e desenvolvimento de soft skills.

  • – Business challenge.
  • – ARGo – alternative reality goals (Argo).

A ideia central dessas diferentes estratégias é que, ao expor os alunos a um ambiente participativo e colaborativo, no qual trabalham em grupos para resolver problemas concretos por meio de debates e produção de conteúdo, ou para superar etapas de um jogo, a escola proporcionará as bases de um aprendizado profundo e eficiente, a fim de que, posteriormente, o estudante seja capaz de utilizar modelos, teorias e instrumentos aprendidos para propor soluções inovadoras a problemas complexos e desconhecidos.

A posição não mais de espectador, e sim de participante ativo na aquisição de conhecimento, prepara o aluno para enfrentar os novos desafios impostos por um mundo imerso em tecnologia e que muda rápida e constantemente. Assim, é importante desenvolver um conjunto de habilidades, que vão desde a capacidade de investigação, comunicação, reflexão e pensamento crítico até colaboração, resiliência, responsabilidade e proatividade, de modo que os profissionais em ação sejam capazes de lidar com questões dentro ou além de suas fronteiras territoriais, culturais e de linguagem cada vez menos demarcadas.

Além de implementar novas formas de aprendizagem, a implantação de metodologias ativas exige novas formas de avaliação, que enfoquem menos memorização e reprodução e valorizem mais o domínio do conteúdo aplicado a novas situações.

Conheça os cursos do FGV Online: https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/online

Fonte: portal.fgv.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Posts Recentes

 Ver tudo   

Economia
ISBE FGV

IGP-10 sobe 1,79% em janeiro 2022

Com esse resultado, o índice acumula alta de 17,82% em 12 meses. O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) subiu 1,79% em janeiro. No mês anterior,

Leia mais »