Levantamento lista itens que mais pesaram e que mais aliviaram orçamento das famílias em 2021

O açúcar refinado, no topo da lista, subiu 53,05% nos últimos 12 meses. Resultado semelhante teve o maracujá (52,02%), seguido por filé mignon (39,07%), café em pó (38,69%) e alimentos preparados e congelados de carne bovina (33,71%)

Levantamento lista itens que mais pesaram e que mais aliviaram orçamento das famílias em 2021

Este ano, a inflação oficial do Brasil deve fechar nos dois dígitos. Desde 2015 que isso não acontece. Os energéticos, os componentes tecnológicos (veículos e linha branca) e também os alimentos contribuíram para a alta dos preços, que persistem no patamar elevado mesmo em meio ao baixo crescimento da atividade econômica. Nesse cenário, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) fez uma lista com os 10 alimentos que mais dispararam e os 10 que mais recuaram nos últimos 12 meses, esses ajudando a segurar um pouco o ímpeto inflacionário.

O açúcar refinado, no topo da lista, subiu 53,05% nos últimos 12 meses, de acordo com o IPC-DI/FGV (nov/2021). Resultado semelhante teve o maracujá (52,02%), seguido por filé mignon (39,07%), café em pó (38,69%) e alimentos preparados e congelados de carne bovina (33,71%). Já o frango em pedaço subiu 28,68%. Do lado negativo, a boa notícia veio das frutas: o preço do limão caiu 18,50%, o da maçã 16,30% e o da banana da terra recuou 11,05%. Já o arroz variou -8,27% e o feijão mulatinho -2,02%.

“Boa parte da inflação que sofremos em 2021 é culpa do cenário climático que castigou a produção agrícola brasileira até meados de outubro, com um impacto forte nas proteínas, altamente dependentes do milho e da soja para compor sua alimentação. Mesmo agora com a melhoria no cenário climático, há alguma demora no repasse da queda pela cadeia, além de outros custos que ainda impactam esse mercado, como o diesel em virtude do preço dos fretes”, analisa Matheus Peçanha, economista e pesquisador do IBRE, responsável pelo levantamento.

Vilões da inflação dos alimentos

Levantamento lista itens que mais pesaram e que mais aliviaram orçamento das famílias em 2021

Mocinhos da inflação dos alimentos

Levantamento lista itens que mais pesaram e que mais aliviaram orçamento das famílias em 2021

Fonte: portal.fgv.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Posts Recentes

 Ver tudo   

Ciências Sociais
ISBE FGV

Ciência de Dados e Ciências Sociais: Projeto da FGV seleciona novos bolsistas

O projeto visa a expandir as abordagens computacionais de análise de dados nas Ciências Sociais e na História. A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) abre o ano de 2022 com o processo seletivo para concessão de seis bolsas para o projeto “Ciência de Dados nas Ciências Sociais”, referente

Leia mais »