MBA em Gestão com Ênfase em Agronegócio

MBA em Gestão com Ênfase em Agronegócio

O agronegócio desempenha expressiva e notável participação na economia brasileira, sendo responsável por uma parcela considerável do Produto Interno Bruto (PIB) produzido nos últimos anos. Com o MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio, você será capaz de fazer uso de ferramentas empresariais modernas de planejamento, organização, direção e avaliação aplicadas ao agronegócio, contribuindo para uma formação profissional multidisciplinar.

Competências e Habilidades que você vai obter ao fazer o MBA

  • Capacidade de integrar equipes de alto desempenho
  • Identificar ameaças ao posicionamento mercadológico da empresa
  • Elaborar planos de marketing para o agronegócio
  • Estruturar e gerir uma unidade de inteligência de negócios
  • Desenhar modelos de investimentos adequados ao mercado.

Público-Alvo

  • O curso Agronegócios é recomendado para profissionais, graduados ou não, que atuam na área e buscam aprimorar seus conhecimentos com relação à dinâmica dos fundamentos microeconômicos, instrumentos de política agrícola, influência das variáveis macroeconômicas, conjuntura internacional e formação dos preços agropecuários.
  • É voltado para quem deseja compartilhar conhecimentos, trocar experiências e expandir seu networking, além, de uma aplicação mais rápida e prática.

Programa Acadêmico​

Carga Horária Total: 432 horas/aula

Revisão de conceitos de matemática financeira. Análise financeira e econômica de projetos agroindustriais. Análise de desempenho – principais indicadores. Critérios de investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Análise de sensibilidade (incerteza e risco). Introdução à project finance. Fontes de financiamento. Estudos de casos.

A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

Tendências na gestão de carreira. Qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. Intraempreendedorismo como diferencial competitivo. Ética e carreira no contexto globalizado. Gestão de networking. Marketing Pessoal. Gestãode conflitos de interesses. Modelo de Negócios Pessoal – Business Model You.

As formas de organização societária e os contratos típicos (Parceria Rural, Arrendamento Rural, Sociedade em Conta de Participação) e atípicos. Imposto de Renda na atividade rural. Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR): aspectos gerais. Imposto de Renda na atividade rural -Pessoa Jurídica: aspectos gerais do cálculo do Lucro Real e do Lucro Presumido. Tributos incidentes sobre a receita bruta da atividade rural. Aspectos gerais e específicos do agronegócio. Contribuições previdenciárias aplicáveis ao agronegócio. As relações de trabalho e os encargos trabalhistas aplicáveis ao setor. Análise contábil versus análise fiscal de uma empresa agropecuária.

Fundamentos da análise econômica: oferta demanda, equilíbrio de mercado, elasticidade-preço e elasticidade-renda da demanda, elasticidade-preço da oferta. Mensuração da atividade econômica: PIB e PNB, inflação e índices de preço, poupança e investimento, crescimento e flutuações cíclicas. Economia monetária: conceitos de moeda e a atuação do Banco Central. Balanço de pagamentos. Balança comercial, conta de capital e regimes cambiais. Modelos de conjuntura e crescimento. Os mercados competitivos e não competitiva, regulação de mercado, grupos econômicos, atuação do CADE e SDE e papel do governo e blocos econômicos.

Conceito de cadeias produtivas no agronegócio; Coordenação pelo sistema de preços, por meio de contratos e integração vertical. Estratégias competitivas: decisão de posicionamento. Estratégias organizacionais: decisão de comprar ou fazer.

O sistema financeiro nacional e os mecanismos de financiamento da Agricultura. Negociação dos papéis agrícolas no mercado primário e mecanismos de negociação no mercado secundário. Financiamento de exportações de produtos agroindustriais e lançamento de títulos agrícolas no mercado internacional. Utilização de poupança rural, depósitos à vista direcionados e incentivos fiscais do FISET – FCO – FINAM e FINOR. Linhas de financiamento do BNDES para o agronegócio.

As curvas de oferta e demanda; elasticidade e intervenções no mercado; características dos mercados agrícolas: mercados internacionais, transmissão de preços, sazonalidade e tendência dos preços agrícolas, ciclos de Kondratieff, influência dos mercados financeiros; diagnóstico e modelagem de mercados agrícolas.

Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

Conceitos de Custos. Custeio das operações típicas do Setor. Análise das relações entre Custo – Volume – Lucro.

Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

Modelos gerais de mensuração de risco e retorno. Métodos de administração de risco no agronegócio. Contratos a termo. Contratos futuros e opções agrícolas. Hedging. Contratos de fornecimento de longo prazo entre empresas.

Conceituação de estratégia. Aspectos da evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades, ameaças. Analise competitiva.Análise do ambiente interno: recursos, capacidades e competências.Pontos fortes e fracos. A matriz SWOT e o desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação.Balanced Scorecard (BSC).

Aplicações dos conhecimentos aprendidos ao longo do curso em atividades que simulem  situações reais do cotidiano  da  atividade  empresarial.  Decisões de estratégia, de marketing  e  os  aspectos  comerciais.  Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira.

  • Entender o mecanismo de uma empresa;
  • Tomar decisões no papel de diretor;
  • Trabalhar em equipe;
  • Definir metas;
  • Analisar o resultado das decisões tomadas e fazer ajustes constantes.

Planejamento estratégico de marketing. Mix de marketing (4Ps). Marketing de relacionamento. Intersecção de Planos de Marketing com Planos de Vendas. Planejamento de vendas. Canais de distribuição. Vendas de Transação X Vendas de Relação. Organização de marketing e de vendas. Gerenciamento de vendas. Excelência em vendas. Hard sell versus soft sell. Passos da venda. Neurolinguistic selling approach. Segmentação de canais, clientes e vendedores. Poder e estilos de liderança em vendas.

Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.

Legislação ambiental. Conformidade ambiental: áreas de preservação permanente e reserva legal. Legislação ambiental. Novas oportunidades de negócio: mercado de carbono, compensação ambiental. Perspectivas da agroenergia.

Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

INVISTA EM VOCÊ!

Preencha o formulário abaixo para saber mais detalhes sobre o curso

INVISTA EM VOCÊ!

Preencha o formulário abaixo para saber mais detalhes sobre o curso