MBA em Gestão do Comércio Exterior
e Negócios Internacionais

MBA em Gestão do Comércio Exterior e Negócios Internacionais

Uma área em ascensão em meio a um mercado cada vez mais globalizado. Com o MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais, o aluno irá se preparar para este mercado, desenvolvendo uma visão sistêmica e capacidade de identificar oportunidades e ameaças em relação às transações comerciais em nível internacional.

Competências e Habilidades que você vai obter
ao fazer o MBA

  • Competência para tomar decisões no exercício de funções relativas ao comércio exterior e finanças internacionais
  • Domínio de ferramentas que podem torná-lo líder em uma empresa, gerenciando pessoas e ativos intangíveis em ambientes multiculturais e de grande competitividade
  • Domínio de ferramentas necessárias para gestão de operações de exportação/importação e para gestão de contratos e finanças internacionais
  • Habilidade para realizar negociações internacionais.

Programa Acadêmico​

Carga Horária Total: 432 horas/aula

Estratégias de produto, preço, distribuição e comunicação internacional. Implementação e controle do Plano de Negócio Internacional.

Processo de Planejamento Financeiro e seus Documentos. Planos Financeiros de Curto e Longo Prazo. Planejamento de Caixa. Previsão de Vendas e Orçamento de Caixa. Avaliação do Orçamento. Incerteza e Risco. Demonstração do resultado Projetado. Balanço Projetado. Discussão dos Resultados.

Diagnóstico estratégico da situação atual e capacidade de internacionalização da organização. Avaliação do potencial da organização para atuar no mercado internacional. Análise do Microambiente. Análise do Macro ambiente. Definição de objetivos, metas e posicionamento estratégico da empresa, que deverão ser integrados aos planos desenvolvidos pelos demais módulos, visando o desenvolvimento de um Plano de Negócio Internacional.

Teorias do comércio internacional. Mensuração da atividade econômica. Política econômica em economias abertas. Taxas de câmbio nominal, real e efetiva real. Balanço de Pagamentos e os determinantes das contas de capital e de transações correntes; mecanismos de ajuste do balanço de pagamentos.

Direito Interno e Direito Internacional. Lex Mercatória. Tratados. Integração Regional. Os Sistemas Jurídicos Internacionais. Formação do contrato. Contratos escritos e não escritos. Tipos contratuais. Vícios da Vontade. Das obrigações. Alteração e extinção dos contratos. Da Responsabilidade Civil. Do inadimplemento contratual e suas consequências. Força Maior e Teoria da Imprevisão. Contratos internacionais em suas várias modalidades. Conflitos de leis e jurisdição internacionais. Jurisdição nos contratos internacionais. Contencioso judicial no exterior e execução de sentença estrangeira no Brasil. Formas alternativas de resolução de conflitos no âmbito internacional (ADR): arbitragem e mediação.

Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced scorecard (BSC).

Sistema Financeiro Internacional: evolução e características. Globalização financeira e crescimento dos derivativos. Forward, Swaps e taxas de juros de paridade. Mercado de títulos internacionais. Administrando o risco cambial. Mercado financeiro internacional. Dimensão internacional da estrutura de capital e custo de capital. Administração internacional de working capital.

Integração das funções logísticas e Supply Chain. Termos Comerciais Internacionais. Tipos de Cargas. Sistema de transportes. Custos Logísticos. Multimodalidade. Operadores logísticos internacionais. Seguros internacionais. Portos como elos logísticos. Plataformas Logísticas. Sistemas de transportes.

Pagamentos Internacionais e mercado de câmbio brasileiro. Fatores e determinação da taxa de câmbio. Capitais Internacionais. Modalidades ou métodos de Pagamento. Contratação de Câmbio. Trava, deságio, prêmio, desconto. Liquidação, alteração, prorrogação, cancelamento, baixa. Despesas bancárias. Comissão de Agente. Disponibilidades no Exterior. Pagamentos na Exportação e na Importação. Aspectos fiscais nas operações de câmbio. Operações cursadas no CCR, SML.

Organização e implantação da gerência de comércio exterior. Normas dos órgãos governamentais envolvidos no comércio exterior. Procedimentos administrativos, aduaneiros e o trâmite documental nas operações de exportação e importação.

Gerenciamento estratégico de pessoas. Cultura e ética nas organizações. Estratégias genéricas para pessoas em empresas internacionalizadas. A gestão da diversidade cultural. A variável cultural nas operações internacionais. O papel da liderança global.

Globalização e contexto internacionalizado de negócios. Principais teorias de internacionalização. O papel, as competências essenciais e o comportamento do gestor cosmopolita internacional. As estratégias no processo de internacionalização. Estruturas administrativas das organizações e ferramentas de decisão para concorrer em mercados externos. Benefícios, vantagens e desafios observados nos exemplos reais de empresas brasileiras internacionalizadas.

Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.

Ambiente empresarial globalizado. Estratégias e estruturas organizacionais de internacionalização. Fontes de informações no comércio internacional. Marketing Mix nos negócios internacionais: decisões de produto e marca, preço, distribuição e comunicação em nível internacional.

Mercado globalizado e o negociador global. Aspectos multi-culturais em negociações internacionais. Princípios e estratégias de planejamento, preparação e implementação de um acordo internacional – Matriz de Negociações Complexas. Abordagens da negociação integrativa e distributiva e a dinâmica das negociações internacionais. Barreiras e desafios na execução de um acordo internacional. Diretrizes para uma negociação internacional de sucesso. Competências profissionais de um negociador internacional de sucesso. Análise de casos.

Princípios fundamentais e acordos administrados pela OMC. Elementos básicos do GATT/OMC. Elementos básicos da formação de Blocos Econômicos. Impactos positivos da aplicação destes acordos sobre a iniciativa privada brasileira. Instrumentos de apoio à iniciativa privada no Brasil e regras da OMC: defesa comercial (antidumping, medidas compensatórias e salvaguardas), barreiras técnicas e compras governamentais.

Conceitos básicos em Relações Internacionais. Negociações de acordos internacionais e participação do setor privado. O sistema de Bretton Woods. O fim da Guerra Fria e seus desdobramentos políticos e econômicos. Organizações internacionais e limites para a atuação dos estados nacionais. Integração econômica: acordos multilaterais e acordos regionais/plurilaterais: ameaças e oportunidades para as empresas. Novas estratégias de produção no século XXI. Novas características dos acordos em negociação no século XXI e seu impacto sobre os negócios. Problemas atuais na governança econômica global. Impactos da ascensão dos países emergentes. O posicionamento estratégico do Brasil e efeitos sobre as empresas brasileiras.

Os aspectos tributários e aduaneiros do comércio exterior brasileiro. Tributos incidentes na importação. Tributos incidentes na exportação. Regimes aduaneiros especiais e regimes aduaneiros aplicados em áreas especiais.

INVISTA EM VOCÊ!

Preencha o formulário abaixo para saber mais detalhes sobre o curso

INVISTA EM VOCÊ!

Preencha o formulário abaixo para saber mais detalhes sobre o curso