MBA Executivo em Administração: Gestão de
Incorporações e Construções Imobiliárias

MBA Executivo em Administração: Gestão de Incorporações e Construções Imobiliárias

Os setores de incorporações e construções abrangem diversos atuantes como imobiliárias, bancos, órgãos públicos, entre outros. O MBA Executivo em Administração: Gestão de Incorporações e Construções Imobiliárias apresenta conceitos e técnicas relativos à avaliação da viabilidade econômico-financeira de cada negócio. Você passará a ter visão estratégica do mercado e conhecerá todas as etapas do ciclo imobiliário relacionadas a desenvolvimento de projeto, orçamento, planejamento e construção da edificação.

Competências e Habilidades que você vai obter
ao fazer o MBA

  • Visão completa das principais etapas e atores envolvidos no processo de desenvolvimento imobiliário
  • Capacidade de análise crítica dos principais indicadores de retorno do investimento
  • Visão estratégica do mercado com vistas ao desenvolvimento de produtos imobiliários e planejamento das vendas
  • Habilidades e competências relativas a comunicação, planejamento e liderança.

Programa Acadêmico​

Carga Horária Total: 432 horas/aula

A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis. Análise das questões contábeis específicas das atividades de incorporação e construção imobiliária.

O ciclo dos projetos de edificações: o fluxo de projetos, áreas envolvidas e etapas. Aprovações de projetos e o licenciamento da obra. Relacionamento com prefeituras, concessionárias, agências e meio-ambiente. Coordenação e desenvolvimento dos projetos: contratação, planejamento, gestão e compatibilização. BIM – Building Information Modeling. Tendências e inovações em projetos.

Tendências na gestão de carreira. Qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. Intraempreendedorismo como diferencial competitivo. Ética e carreira no contexto globalizado. Gestão de networking. Marketing Pessoal. Gestão de conflitos de interesses. Modelo de Negócios Pessoal – Business Model You.

A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

Contextualização na Gestão de Pessoas.Gestão de Competências. Atração, Desenvolvimento e Avaliação de Desempenho. Cultura organizacional.

Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced scorecard (BSC).

Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.

Conceitos e definições básicas de Marketing aplicadas ao mercado imobiliário. Gestão integrada de Marketing e Vendas Imobiliárias. Inteligência de Marketing e pesquisas de mercado em negócios imobiliários. Comportamento do consumidor imobiliário. Produtos imobiliários. Segmentação e posicionamento no mercado imobiliário. Tendências de Marketing: novas tecnologias, marketing digital e métricas de marketing.

Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

Funções do departamento de Pré-Construção: Planejamento, Projeto e Orçamento. Planejamento físico da construção. NBR 12.721: definições, conceitos e estimativa de custos para Memorial de Incorporação. Orçamento de obras: conceitos, técnicas e indicadores. Acompanhamento e controle de custos. Usos e aplicações do BIM no orçamento e planejamento de custos de edificações. NBR 15.575: Norma de Desempenho de Edificações.

Análise Jurídico-Imobiliária. Lei 4591 – Incorporação Imobiliária. Lei 6766 – Loteamentos. Contratos e Planejamento Societário de Operações Imobiliárias. Lei 10.931 – Patrimônio de Afetação. Alienação Fiduciária da coisa imóvel. Responsabilidades do Empreendedor. Noções de Direito do Consumidor. Mediação e arbitragem.

Conceitos e definições. Estrutura de governança de incorporadoras. Desenvolvimento Imobiliário: elementos fundamentais, participantes, recursos de capital e ciclo estratégico. Incorporador x Construtor: integração, responsabilidades, interesses e posicionamento. Etapas da estruturação imobiliária.

O sistema de crédito imobiliário brasileiro. O Sistema Financeiro Imobiliário – SFI.  Financiamento para aquisição: FGTS, SBPE e outros.  Financiamento à produção. Funding. Produtos financeiros de base imobiliária. Securitização. Certificados de base imobiliária: CRI, CEPAC, CCI e outros. Fundos de base imobiliária: FII, FIP, FIDC. Gestão de carteira de investimento imobiliária.

Gestão da Construção. Racionalização da construção: métodos e processos. Logística de canteiros de obra. Perdas e produtividade. Gestão da cadeia de suprimentos: compras e contratações. Gestão da mão-de-obra: própria e terceirizada. Planejamento e Gestão do Custo da Obra. Sistemas de Gestão da Qualidade em Obras. Desenvolvimento tecnológico e inovação na Construção Civil.

Análise da viabilidade econômico-financeira de incorporações imobiliárias. Viabilidade mercadológica: inteligência de mercado integrada. Viabilidade técnica (natureza, tipologia, padrão, tema): estudo de massa e eficiência econômica. Indicadores da viabilidade econômico-financeira (TIR, VPL, Margem Líquida, Exposição Máxima etc). Cenários com estudos estáticos e dinâmicos (planilhas, quadros, custos e receitas).

Conceitos e definições básicas de vendas. Estratégia, planejamento e gestão de vendas imobiliárias. Canais de vendas. Métricas e políticas comerciais. Comissionamento e premiação. Gestão de informações de vendas. Trade Marketing. Parcerias de vendas com outras indústrias. Estratégias de negociação. Campanhas de vendas. Gestão de PDV’s.

Ecologia: conceitos, histórico, perspectivas e tendências. Desenvolvimento urbano sustentável. Legislação e normalização ambiental aplicada a empreendimentos imobiliários: estudo de impactos, licenciamento e gestão. Interferência dos aspectos ambientais na viabilidade de empreendimentos imobiliários. Certificação ambiental de empreendimentos imobiliários.

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