MBA Executivo em Administração:
Gestão de Saúde

MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde

O setor de Saúde cresce a cada ano, fazendo com que haja uma grande demanda por profissionais qualificados para a gestão de serviços ligados à área. O MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde apresenta e discute de forma aprofundada as práticas contemporâneas de gestão das empresas de Saúde, desenvolvendo as competências e habilidades gerenciais indispensáveis neste setor.

Competências e Habilidades que você vai obter
ao fazer o MBA

Programa Acadêmico​

Carga Horária Total: 432 horas/aula

Fundamentos da matemática financeira. Gestão financeira das empresas no ambiente da saúde. Retorno de investimentos. Avaliação dos impactos, probabilidades e da importância dos fatores de risco. Quantificação dos riscos. Desenvolvimento do plano de contingências e resposta aos riscos em organizações de saúde.

A Saúde na Constituição. Responsabilidade Civil em Saúde Reflexos jurídicos da evolução tecnológica do setor. Flexibilização dos Contratos de Trabalho. Judicialização no Setor Saúde. Direitos Básicos do Consumidor.

Os princípios fundamentais da Contabilidade para Organizações e Sistemas de Saúde. Regime de Competência e Regime de Caixa. Balanço Patrimonial e as variações do Patrimônio Líquido. Tópicos especiais na determinação das demonstrações financeiras. Demonstrações de Origens e Aplicações de Recursos em Saúde. Contabilidade Societária versus Contabilidade Gerencial.

O papel da Responsabilidade Social, da Ética e dos Valores Pessoais e Profissionais para o Sucesso das Organizações de Saúde. Código de Ética como reflexo da Cultura Organizacional. Responsabilidade Social. Avaliação da Cidadania e Sustentabilidade Corporativa – Balanço Social.

O Papel e as Funções do Administrador Financeiro em Saúde. Estrutura de Capital. Ciclos Operacional e Financeiro. Administração do Capital de Giro. Administração de Contas a Receber e Estoques. Custos Fixos, Variáveis e Ponto de Equilíbrio. Elaboração do Fluxo de Caixa. Administração da Liquidez.

Objetivo dos Sistemas de Custeamento. Planejamento e Controle de Custos. Tipos de Custos Existentes nas Organizações de Saúde: Fixos e Variáveis, Diretos e Indiretos. Métodos Tradicionais de Custeio: por Absorção, Direto, Padrão. Centrais de Custos nos Serviços de Saúde. Métodos Avançados de Apuração de Custos: Custeio Baseado em Atividades. (ABC).

Infraestrutura hospitalar. Gestão da hospitalidade e dos serviços de apoio em clínicas e hospitais. Contratação de serviços. Monitoramento e controle dos serviços de infraestrutura e de apoio à assistência hospitalar.

Abordagem sistêmica da logística em saúde. Previsão de demanda e gestão de estoques. Qualificação de fornecedores e aquisição de medicamentos e materiais. Armazenagem, transporte e dispensação de estoques. Ações de melhoria da eficiência logística em organizações de saúde.

Conceito, princípios e estrutura de governança corporativa(GC). As sociedades e o papel dos sócios e administradores. A qualificação dos gestores e acionistas sob a ótica da CG. Governança corporativa em Organizações de Saúde.

Aprendizagem corporativa em Saúde. Motivação. Aspectos conceituais e teorias motivacionais. Liderança como essência da gestão. O líder como empreendedor. Competências e desenvolvimento de liderança. Formação e desenvolvimento de equipes em Organizações de Saúde.

Conceito e Metodologia para a Elaboração de Projetos. A natureza dos projetos. Estrutura Analítica de Projetos (EAP). Técnicas de planejamento e de controle de Projetos em Organizações de Saúde. Ferramentas computacionais para Gerência de Projetos.

Qualidade e a Certificação dos Serviços de Saúde. Metodologia de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde. Ferramentas de Avaliação, Monitoramento e Controle. Acreditação em Saúde. Gerenciamento do Sistema de Garantia da Qualidade em Saúde.

Fundamentos da gestão dos serviços em saúde; Operação dos serviços em saúde; Gestão de relacionamento com os clientes externos e entre os clientes internos; Terceirização dos serviços em saúde; Qualidade e indicadores de saúde.

Principais variáveis de análise em Marketing. Avaliação do macroambiente. Segmentação de Mercado e Concorrência. Canais de Distribuição. Pesquisa em Marketing. Estabelecimento do Plano de Ação em Marketing. A influência das Redes virtuais de Comunicação.

Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva no Setor Saúde. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC) em Organizações de Saúde.

Objetivo do Plano de Negócio. Características Básicas. Vantagens do Plano de Negócios. Interlocutores do Plano de Negócios. Conceitos Básicos para Elaboração do Plano de Negócios. Etapas para a elaboração do Plano de Negócios.

O valor da inovação, gerando produtividade e competitividade. Aspectos lógicos de um sistema de informações gerenciais (SIG). Integração entre sistemas assistenciais, administrativos e comerciais. Implantação do SIG em clínicas e hospitais. O SIG como apoio à inovação empreendedora em clínicas e hospitais.

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