MBA Executivo em Saúde

MBA Executivo em Saúde

Em 2015, foi aprovada uma lei que permite a entrada de capital estrangeiro na área da Saúde, gerando novas demandas para hospitais, operadoras e laboratórios. O MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde com ênfase em Clínicas e Hospitais visa preparar as lideranças do setor para enfrentar esse cenário de constante mudanças.

Com o curso, você irá compreender as variáveis que influenciam decisões estratégicas e aprenderá a otimizar recursos escassos, maximizando resultados e atendendo clientes, pacientes e usuários com excelência, qualidade e segurança.

O curso de MBA Executivo em Saúde possibilita que o aluno conheça referências que permita pensar e agir estrategicamente frente aos desafios da Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde. Desenvolve competências e técnicas gerenciais contemporâneas que permitam identificar e apresentar soluções aos problemas fundamentais que afligem a área da saúde.

Competências e Habilidades que você vai obter ao fazer o MBA

  • Habilidades para liderança de alta performance
  • Visão abrangente e de longo prazo relativa às demandas da Saúde
  • Técnicas para mediar conflitos e lidar com as mudanças no setor
  • Capacidade para desenvolvimento de equipes
  • Competência para trabalhar com planos de ação e resultados
  • Capacidade de manter ambiente produtivo de trabalho centrado na responsabilidade ética e social.

Público-Alvo

  • O curso está direcionado a Empresários, Diretores, Gerentes e Profissionais que possuam curso de nível superior e que desejam atualizar-se nas técnicas contemporâneas da gestão empresarial aplicadas à Saúde.

Programa Acadêmico​

Carga Horária Total: 432 horas/aula

A Saúde na Constituição. Responsabilidade Civil em Saúde Reflexos jurídicos da evolução tecnológica do setor. Flexibilização dos Contratos de Trabalho. Judicialização no Setor Saúde. Direitos Básicos do Consumidor.

Os princípios fundamentais da Contabilidade para Organizações e Sistemas de Saúde. Regime de Competência e Regime de Caixa. Balanço Patrimonial e as variações do Patrimônio Líquido. Tópicos especiais na determinação das demonstrações financeiras. Demonstrações de Origens e Aplicações de Recursos em Saúde. Contabilidade Societária versus Contabilidade Gerencial.

Reflexão sobre Tema referente à Gestão em Saúde, que necessita ser avaliado no local onde ocorreu ou está ocorrendo a situação-alvo, devido ao bom ou mau resultado percebido em determinada Organização de Saúde. Contextualização: identificação da motivação principal. Diagnóstico Situacional: identificação das causas críticas e análise dos resultados alcançados. Relatório Gerencial sobre o Diagnóstico Situacional em Saúde.

Conceito e Metodologia para a Elaboração de Projetos. A natureza dos projetos. Estrutura Analítica de Projetos (EAP). Técnicas de planejamento e de controle de Projetos em Organizações de Saúde. Ferramentas computacionais para Gerência de Projetos.

Modelagem Organizacional de Projetos na Sociedade do Conhecimento; Gestão do Conhecimento em Ambientes de Projeto; Complexidade em Projetos e o Uso da Informação na Tomada de Decisão em Projetos Complexos; Cultura Organizacional em Gerenciamento de Projetos.

Iniciando o projeto. Project Charter. Planejamento de escopo. Declaração de escopo. Deliverables. Definição do escopo. WBS – Work Breakdown Structure. Verificação do escopo. Controle do escopo. Escopo como um dos Fatores Críticos de Sucesso em Projetos.

Objetivo dos Sistemas de Custeamento. Planejamento e Controle de Custos. Tipos de Custos Existentes nas Organizações de Saúde: Fixos e Variáveis, Diretos e Indiretos. Métodos Tradicionais de Custeio: por Absorção, Direto, Padrão. Centrais de Custos nos Serviços de Saúde. Métodos Avançados de Apuração de Custos: Custeio Baseado em Atividades. (ABC).

Aprendizagem corporativa em Saúde. Motivação. Aspectos conceituais e teorias motivacionais. Liderança como essência da gestão. O líder como empreendedor. Competências e desenvolvimento de liderança. Formação e desenvolvimento de equipes em Organizações de Saúde.

Fundamentos da gestão dos serviços em saúde; Operação dos serviços em saúde; Gestão de relacionamento com os clientes externos e entre os clientes internos; Terceirização dos serviços em saúde; Qualidade e indicadores de saúde.

Conceito, princípios e estrutura de governança corporativa(GC). As sociedades e o papel dos sócios e administradores. A qualificação dos gestores e acionistas sob a ótica da CG. Governança corporativa em Organizações de Saúde.

Abordagem sistêmica da logística em saúde. Previsão de demanda e gestão de estoques. Qualificação de fornecedores e aquisição de medicamentos e materiais. Armazenagem, transporte e dispensação de estoques. Ações de melhoria da eficiência logística em organizações de saúde.

Principais variáveis de análise em Marketing. Avaliação do macroambiente. Segmentação de Mercado e Concorrência. Canais de Distribuição. Pesquisa em Marketing. Estabelecimento do Plano de Ação em Marketing. A influência das Redes virtuais de Comunicação.

Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva no Setor Saúde. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC) em Organizações de Saúde.

Qualidade e a Certificação dos Serviços de Saúde. Metodologia de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde. Ferramentas de Avaliação, Monitoramento e Controle. Acreditação em Saúde. Gerenciamento do Sistema de Garantia da Qualidade em Saúde.

O papel da Responsabilidade Social, da Ética e dos Valores Pessoais e Profissionais para o Sucesso das Organizações de Saúde. Código de Ética como reflexo da Cultura Organizacional. Responsabilidade Social. Avaliação da Cidadania e Sustentabilidade Corporativa – Balanço Social.

O valor da inovação, gerando produtividade e competitividade. Aspectos lógicos de um sistema de informações gerenciais (SIG). Integração entre sistemas assistenciais, administrativos e comerciais. Implantação do SIG em clínicas e hospitais. O SIG como apoio à inovação empreendedora em clínicas e hospitais.

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