Novo livro aborda história da imigração no Brasil

A coletânea traz estudos sobre os movimentos demográficos e deslocamentos migratórios internacionais e as políticas imigratórias do Estado brasileiro

Novo livro aborda história da imigração no Brasil

O tema da imigração ganhou renovado impulso pelas novas correntes migratórias que o Brasil vem recebendo, tanto dos países da América Latina como dos países africanos e asiáticos. E, como usual, os temas do presente incitam a curiosidade sobre o passado, lançando novas luzes e outras abordagens.

O livro História da imigração no Brasil, organizado por Luís Reznik e publicado pela FGV Editora, apresenta uma coletânea de artigos que discutem os contextos históricos em sua integridade. Correlacionando-os com as políticas imigratórias do Estado brasileiro e com os movimentos demográficos e deslocamentos migratórios internacionais. Os artigos são assinados por Rui Aniceto Nascimento Fernandes, Julianna de Oliveira, Fábio Koifman, Guilherme Cavotti Marques e Paula Ribeiro.

Os estudos se concentram entre os deslocamentos ocorridos no século XIX, que inclui o período conhecido como Grande Imigração, e percorre as décadas seguintes até os anos de 1950, com a corrente migratória pós-Segunda Guerra Mundial.

Para marcar este lançamento, a FGV Editora vai organizar um bate-papo sobre o livro, no dia 15 de abril. O evento vai contar com as presenças do organizador da obra, Luís Reznik, e dos professores Marieta de Moraes Ferreira, Lená Medeiros de Menezes e Paulo Cesar Gonçalves.

Para mais informações sobre o livro acesse o site.

Para participar do evento inscreva-se pelo site.

Fonte: portal.fgv.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

Posts Recentes

 Ver tudo   

Institucional
ISBE FGV

FGV e ITA assinam parceria de cooperação

O objetivo é desenvolver pesquisas científicas, aplicar conhecimentos de forma integrada e realizar projetos no campo das ciências sociais, econômicas, matemática em tecnologias de processo

Leia mais »