Paixão pela matemática: ciência muda vida de aluno da FGV EMAp contemplado com bolsa Top España

Fascinado por Matemática desde a infância, João Lucas Duim tem 18 anos e é aluno da Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp), onde acaba de completar o segundo período de graduação.

Paixão pela matemática: ciência muda vida de aluno da FGV EMAp contemplado com bolsa Top España

Uma infância na zona rural de Minas Gerais, destaque em diversas olimpíadas de matemática na juventude, aprovação em um dos vestibulares mais difíceis do país e, agora, de malas prontas para a Espanha. Essa é a trajetória de João Lucas Duim, da Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp). O jovem de 18 anos, que acaba de concluir o segundo período da graduação, foi contemplado com uma bolsa de estudos do banco Santander e terá a oportunidade de estudar por três semanas na Universidad de Salamanca.

“Eu estou extremamente feliz por ter sido contemplado com a Bolsa Santander Top España. A viagem está prevista para julho de 2021 e essa será a minha primeira viagem internacional. Estou ansioso por viver essa nova experiência, aprender sobre a língua e a cultura espanhola e fazer amizades de várias partes do mundo”, conta.

Fascinado por Matemática desde a infância, João Lucas explica que o que mais lhe cativa nessa ciência é a forma como ela muda a maneira de pensar, de viver e de estabelecer conexões fundamentais que permeiam todo o conhecimento humano. E toda essa paixão se transformou em inúmeras premiações que colecionou ao longo da adolescência.

“No sexto ano do ensino fundamental, fui apresentado ao universo das olimpíadas científicas. Meu primeiro contato foi com a OBMEP e a OBA. Naquele ano, conquistei bronze na OBMEP e fui convidado para participar do PIC na UFJF no ano seguinte. Tive oportunidade de me aprofundar numa matemática muito atraente e divertida, mas, naquele primeiro ano de curso, eu não tinha internet em casa e, para enviar as tarefas, era necessário subir pelo pasto em busca de sinal de telefone. Naquele mesmo ano, conquistei um tão sonhado ouro na OBMEP”, conta em sua carta de apresentação, enviada ao Top España.

Ao término dessa trajetória em olimpíadas estudantis, João Lucas tinha premiações em Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, Ciências da Terra, Astronomia e Robótica. Esse talento chamou a atenção do Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências da Fundação Getulio Vargas (FGV CDMC). Criado em 2017, a iniciativa visa identificar jovens talentos com capacidade especial para o aprendizado da Matemática de maneira a oferecer a eles a possibilidade de realizar estudos nos cursos de graduação e pós-graduação da FGV.

“Eu conheci a FGV EMAp por meio da oferta de bolsas do Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências (FGV CDMC), o qual me convidou para fazer o vestibular graças às medalhas que conquistei na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O FGV CDMC me proporcionou uma bolsa integral e também um auxílio financeiro para que eu pudesse me manter no Rio de Janeiro”, destaca João Lucas.

O aluno de graduação explica que seu interesse em diversas áreas do conhecimento devido à sua experiência com a Matemática tornou natural a escolha por estudar na FGV EMAp. Segundo ele, a Escola equilibra disciplinas da matemática pura com aplicações variadas em um universo amplo de oportunidades, muitas das quais sequer foram descobertas ainda.

“Tenho a absoluta certeza de que tudo que conquistei até hoje foi proporcionado pela minha paixão por Matemática. Não consigo me imaginar de outra forma, a Matemática mudou completamente a minha vida! É impossível colocar em palavras como essas oportunidades moldaram minha personalidade, minhas experiências, meu modo de encarar os problemas da vida e buscar soluções, mas principalmente meu modo de sonhar e buscar a realização dos meus sonhos. Eu sou uma das inúmeras testemunhas de como a dedicação aos estudos pode transformar vidas de formas inimagináveis, e é imensurável minha gratidão por tudo e por todos os envolvidos nessa trajetória, que tornaram tantos sonhos possíveis. Em especial, agradeço à FGV EMAp e ao CDMC por me permitirem sonhar e realizar”, completa.

O objetivo do programa Top España é dar oportunidade de acesso a culturas estrangeiras por meio da mobilidade internacional, oferecendo aos participantes a oportunidade de ingressar em um curso na universidade espanhola, potencializando, dessa forma, as relações acadêmicas entre Brasil e Espanha. Além do estudante, o professor Thomaz Wood Junior, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), foi contemplado e participará do programa em 2021.

Fonte: portal.fgv.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

Posts Recentes

 Ver tudo