Pesquisa sobre modelagem epidemiológica da malária é premiada pela SBMAC

O tema central da dissertação foi a modelagem epidemiológica da malária na região do Alto Juruá, no Acre, um dos principais locais de alta transmissão nas Américas.

Pesquisa sobre modelagem epidemiológica da malária é premiada pela SBMAC

Felipe José Pinto Antunes, mestre em Modelagem Matemática pela Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp), recebeu pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) o prêmio Destaque Odelar Leite Linhares de Dissertação de Mestrado, pela pesquisa “Fish farming and malaria: a model of mosquito population control”.

Escolhido pela comissão de seis pesquisadores reconhecidos do país, o trabalho foi realizado sob a orientação da professora Maria Soledad Aronna (FGV EMAp), em colaboração com a pesquisadora Cláudia Codeço (FIOCRUZ).

O tema central da dissertação foi a modelagem epidemiológica da malária na região do Alto Juruá, no Acre, um dos principais locais de alta transmissão nas Américas. A eliminação da malária é uma das metas da agenda 2030 e conforme ela se torna restrita, existe a necessidade de modelos que orientem as ações a nível local. O modelo dinâmico proposto na dissertação integra a dinâmica da malária e o manejo da vegetação nas bordas dos tanques de piscicultura, tendo seus pressupostos embasados em dados empíricos coletados localmente.

A dissertação teve resultados tanto teóricos quanto práticos. Abrange todas as etapas da construção de um modelo matemático: desde a coleta de dados realizada numa missão no local junto à equipe da Fundação Oswaldo Cruz, passando por estudo da teoria de equações diferenciais e a estruturação de um modelo até a análise das propriedades assintóticas do modelo. O modelo tem características originais, integrando a dinâmica da doença com a ecologia da paisagem e o manejo ambiental. Foram deduzidos resultados analíticos do comportamento assintótico do modelo, além de simulações numéricas levando em consideração diferentes períodos de manutenção dos tanques.

Para mais informação sobre os Prêmios da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) acesse o site.

Fonte: portal.fgv.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Posts Recentes

 Ver tudo   

Ciências Sociais
ISBE FGV

Ciência de Dados e Ciências Sociais: Projeto da FGV seleciona novos bolsistas

O projeto visa a expandir as abordagens computacionais de análise de dados nas Ciências Sociais e na História. A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) abre o ano de 2022 com o processo seletivo para concessão de seis bolsas para o projeto “Ciência de Dados nas Ciências Sociais”, referente

Leia mais »