Quarta revolução industrial: aceleração do mundo digital é tema central de novo livro

O autor avalia o deslocamento da riqueza e seu impacto na vida atual e explica o conceito de usuário enquanto mercadoria, que a maioria da rede desconhece.

Quarta revolução industrial: aceleração do mundo digital é tema central de novo livro

Em “O cavalo de troia digital: a quarta revolução industrial”, publicada pela FGV Editora, o professor Luiz Roberto Nascimento Silva analisa as principais revoluções industriais e seus impactos na geração de empregos. Nesta obra, descreve as ideias vivas de dois dos maiores economistas já falecidos; expõe que com a pandemia o mapa da pobreza no país precisa ser refeito; afirma que — mesmo passada a crise de saúde — o mundo não será o mesmo e que o desemprego gerado pela revolução digital obrigará o Brasil e os demais países a terem programas de transferência de renda de maneira permanente.

Em seu livro, o autor avalia o deslocamento da riqueza e seu impacto na vida atual e explica o conceito de usuário enquanto mercadoria, que a maioria da rede desconhece. Além disso, o escritor examina os mecanismos de proteção ao cidadão em relação aos seus dados pessoais e o impacto das fake news e suas influências no mundo de hoje, concluindo pela importância da imprensa e das mídias tradicionais como antídoto à produção de notícias falsas e gratuitas que circulam diariamente. Isso, sem deixar de lado o exame sobre o fenômeno da deep web.

Nos capítulos dedicados ao Direito, o livro sustenta que apenas duas internets são centrais no mundo: a norte-americana e a chinesa. Assim, examina suas similitudes e diferenças nessa nova forma de guerra fria. As big techs são objeto de análise minuciosa, entendendo que as características estruturais dos monopólios estão presentes nessas empresas mundiais. Por isso, crê que a legislação antitruste concebida nos Estados Unidos, no começo do século XX, será aplicada com adaptações ao país neste século.

Usando o cavalo de Troia como metáfora, Silva demonstra como os usuários foram seduzidos pela internet gratuita, que foi oferecida em sua fase inicial como os troianos foram seduzidos pelo presente dos gregos deixado na porta de suas muralhas.

Em linguagem clara e dinâmica, “O cavalo de troia digital: a quarta revolução industrial” aponta os caminhos para “o Brasil sair do eterno limbo de país do futuro” e, para isso, o autor afirma sobre a necessidade de fazer da educação a prioridade, tentando realizar no espaço de uma geração uma transformação estrutural definitiva do país.

Para adquirir a obra, acesse o site.

Fonte: portal.fgv.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Posts Recentes

 Ver tudo