Relatório compara trajetória de desenvolvimento entre Brasil e Coreia do Sul

O pesquisador Leonardo Paz Neves, autor da pesquisa, reuniu, durante um ano e meio, informações sobre os processos das cadeias globais e, ao final, obteve cinco policy papers sobre a questão, de integrantes do Banco Mundial e IPEA, além de especialistas do Brasil e Coreia do Sul.

O Núcleo Prospecção e Inteligência Internacional (FGV NPII) lançou, em agosto, o relatório feito em parceria com a Korea Foundation, que traz a análise da trajetória de desenvolvimento e de inserção internacional do Brasil e da Coreia do Sul. O trabalho, intitulado “Economic Developmentand Global Valeu Chain Insertion: A ViewfromBrazilianand South Korean Lenses”, traça também alguns paralelos entre as duas nações.

O pesquisador Leonardo Paz Neves, autor da pesquisa, reuniu, durante um ano e meio, informações sobre os processos das cadeias globais e, ao final, obteve cinco policy papers sobre a questão, de integrantes do Banco Mundial e IPEA, além de especialistas do Brasil e Coreia do Sul. “É possível fazer uma comparação entre os dois países e, certamente, podemos avaliar qual seria um caminho viável para o Brasil a partir da experiência oriental, se o país tem que abrir mais, se internacionalizar ou o oposto, com o olhar mais voltado para dentro, como ocorreu em governos anteriores”, ressalta Neves.

A pesquisa foi apresentada em agosto e contou com um relatório final. “A análise permitiu identificar as distinções entre os modelos aplicados pelos dois países e como tais modelos contribuíram para o perfil de desenvolvimento de cada um, influenciando no presente contexto. A pesquisa faz ainda uma comparação direta entre políticas e escolhas que influenciaram fortemente o nosso estágio atual e, ainda, como essas decisões trazem desafios para o desenvolvimento do país”, completa o pesquisador do FGV NPII.

Para verificar o relatório completo, clique aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

Posts Recentes

 Ver tudo