Análise de Viabilidade de Projetos

carga horária: 30 horas

Apresentação

A evolução dos cenários econômicos impacta no processo decisório de um projeto, especialmente no aspecto do risco. O curso Análise da Viabilidade de Projetos apresenta a você os fundamentos sólidos para analisar as diversas opções de projetos e a importância da decisão de aprovar ou não a implementação de projetos sob a ótica da criação de valor.

Você irá adquirir:

Amplo conhecimento sobre Matemática Financeira

Conhecimento para elaborar um fluxo de caixa de projetos

Conhecimento sobre as técnicas de análise de projetos que embasam decisões de investimentos

Competência para analisar tecnicamente as diversas opções de projetos

O curso Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos é recomendado para profissionais, graduados ou não, que atuam na área de gerenciamento de projetos e buscam aprimorar seus conhecimentos em fundamentos para elaboração de fluxo de caixa, matemática financeira, técnicas de análise de projetos por modelos determinísticos e análise do risco econômico-financeiro.

É voltado para quem deseja compartilhar conhecimentos, trocar experiências e expandir seu networking, além, de uma aplicação mais rápida e prática.

Módulo 1

  • Matemática financeira
  • Importância da Matemática Financeira
  • Juros simples e compostos
  • Anuidades: fluxos uniformes
  • Perpetuidade
  • Fluxos não uniformes
  • Taxas de juros

Módulo 2

  • Fundamentos para elaboração do fluxo de caixa de projetos
  • Objetivo de uma empresa
  • Planejamento financeiro
  • Ativo e passivo
  • Capital de giro
  • Sociedade por ações
  • Projetando o fluxo de caixa

Módulo 3

  • Técnicas de análise de projetos: modelos determinísticos
  • Valor presente líquido e taxa interna de retorno
  • Projetos mutuamente excludentes
  • Payback simples e payback descontado
  • Projetos dependentes
  • Outros métodos de avaliação

Módulo 4

  • Custo do capital próprio e custo médio ponderado de capital
  • Medidas de risco: variância e desvio padrão
  • Relação entre risco e retorno esperado: prêmio de risco associado
  • Alavancagem financeira
  • Custo médio ponderado de capital
  • Financiamento com recursos de terceiros: leasing
  • Custo do capital próprio

Módulo 5

  • Análise do risco econômico-financeiro em projetos
  • Tipos de risco
  • Métodos de ajuste para o risco isolado
  • Modelo de precificação de opções reais: uma visão geral
  • Project finance

Módulo 6

  • Estudo de caso e aplicações avançadas
  • Estudo de caso

Auditoria das Demonstrações Financeiras

carga horária: 30 horas

Apresentação

Auditoria das Demonstrações Financeiras aborda noções gerais sobre auditoria, os objetivos e a sua razão econômica, assim como, os seus diversos tipos e serviços típicos. O curso Auditoria das Demonstrações Financeiras trata dos órgãos profissionais e os agentes reguladores nacionais e internacionais que exercem influência sobre o trabalho realizado por auditores independentes, apresentando um pouco mais sobre as principais normas profissionais que devem ser observadas para que a auditoria tenha utilidade e valor legal.

Estuda também as questões de natureza técnica com relação ao planejamento e à execução da auditoria independente. Além disso, aborda a avaliação do sistema de controles internos, a revisão dos papéis de trabalho da auditoria e os relatórios que o auditor emite para dar conhecimento ao trabalho realizado.

Você irá adquirir:

Noções gerais de auditoria;

Conhecimento das finalidades da atividade de auditoria e as suas mais relevantes técnicas;

Ampla visão sobre o desenvolvimento contemporâneo dessa especialidade da profissão de contador

O curso Auditoria das Demonstrações Financeiras é recomendado para profissionais, graduados ou não, que atuam nas áreas de economia e finanças e buscam aprimorar seus conhecimentos em fundamentos em noções gerais de autoria, normas, planejamento, execução e evidenciação dos trabalhos de uma auditoria independente.

É voltado para quem deseja compartilhar conhecimentos, trocar experiências e expandir seu networking, além, de uma aplicação mais rápida e prática.

Módulo 1

  • Noções gerais de auditoria
  • breve relato histórico sobre a auditoria independente
  • campo de atuação e modalidades de auditoria
  • trabalhos de auditoria: supervisão e qualidade

Módulo 2

  • Normas de auditoria independente
  • auditoria: normas e organismos de regulação

Módulo 3

  • Planejamento e execução da auditoria independente
  • ciclo operacional do trabalho
  • ambientes contábeis informatizados
  • programas de auditoria
  • fraudes e erros: principais características

Módulo 4

  • Evidenciação dos trabalhos de auditoria independente
  • ambiente de controle interno: modalidades de avaliação
  • papéis de trabalho
  • opinião do auditor independente (relatórios)

Coaching e Mentoring

carga horária: 16 horas

Apresentação

O curso Coaching e Mentoring apresenta a importância dos processos de coaching e mentoring da atualidade e apresenta as metodologias destes processos. Apresenta também os impactos no desenvolvimento pessoal e profissional.

Você irá adquirir:

Conhecimento sobre processos de coaching e mentoring e de avaliação dos seus resultados;

Entendimento para utilizar as ferramentas para a busca do autoconhecimento e autodesenvolvimento;

Habilidades para diagnosticar as necessidades individuais e organizacionais de pessoas.

O curso Coaching e Mentoring é recomendado para profissionais, que atuam na área de gestão de pessoas e buscam aprimorar seus conhecimentos em ambiente de negócios, no desenvolvimento pessoal e profissional.

É voltado para quem deseja compartilhar conhecimentos, trocar experiências e expandir seu networking, além, de uma aplicação mais rápida e prática.

Módulo 2 – Processo de coaching

  • coaching: objetivos e tipos
  • técnicas e etapas do coaching
  • competências do líder coach

Módulo 3 – Processo de mentoring

  • definição e objetivos
  • técnicas e etapas do mentoring
  • programas e mentoring B2B
  • competências do líder mentor

Módulo 4 – Impactos no desenvolvimento pessoal e profissional

  • autoconhecimento, autodesenvolvimento e autocontrole
  • missão, visão e valores
  • autoconhecimento e direcionadores estratégicos
  • análise estratégica
  • objetivos, metas e planos de ação

Competências Gerenciais

carga horária: 30 horas

Apresentação

Uma empresa de sucesso é feita de líderes bem-sucedidos em diversos níveis da hierarquia. O curso Competências Gerenciais oferece a você uma análise da cultura empresarial e do papel do líder nestes ambientes.

Você irá adquirir:

Visão geral das competências necessárias para exercício de atividades de gestão;

Entendimento da cultura organizacional;

Compreensão do papel da liderança para as empresas e para o trabalho das equipes;

Entendimento dos caminhos a serem seguidos para o aprimoramento das competências.

O curso Competências Gerenciais é recomendado para profissionais graduados que desejam ampliar seus conhecimentos sobre assuntos relacionados ao tema do curso.

Módulo 1

  • Gestão estratégica de RH e competitividade
  • gestão estratégica de recursos humanos
  • cultura organizacional
  • estilo brasileiro de administração
  • comportamentos, símbolos e sistemas

Módulo 2

  • Liderança nas organizações contemporâneas
  • liderança e modelos de gestão
  • liderança, motivação e comunicação
  • modelo de competências voltado para resultados
  • mudanças de cenário

Módulo 3

  • Descoberta e gerência de talentos
  • talentos
  • componentes da aprendizagem
  • potencial, tendências e aprendizagem
  • ambiente organizacional

Módulo 4

  • Desenvolvimento de equipes
  • equipes
  • organização de equipes
  • reuniões
  • considerações finais

Compliance e gestão de risco

carga horária: 16 horas

Apresentação

Os riscos da atividade empresarial ganharam novos contornos e os agentes de mercado, demandando mais transparência e comportamento ético, exigem uma resposta concreta e imediata. A capacidade de demonstrar o alinhamento das práticas comerciais, financeiras e concorrenciais da empresa às expectativas e demandas por integridade nos negócios, mostra-se um desafio importante e que precisa ser enfrentado pelas organizações.

Você irá desenvolver:

Entendimento sobre o novo contexto e suas implicações no dia-a-dia das empresas.

Capacidade de identificar sua exposição atual ao risco.

Conhecer as melhores práticas em gestão de riscos e como desenvolver um programa de integridade consistente e eficaz.

Compreensão sobre como compliante reduz riscos e agrega valor.

O programa é voltado para empreendedores, executivos, consultores e profissionais de nível superior que buscam gerar eficiência e valor para os negócios por meio de estratégias que as boas práticas de governança possibilitam. Foca-se, portanto, em pessoas com maturidade profissional, que valorizam um networking qualificado e que buscam novas perspectivas para suas carreiras.

Módulo 1

  • Gestão de Risco
  • Riscos naturais e inerentes ao negócio
  • Riscos financeiros e operacionais
  • Mapeando Riscos: o mapa de risco
  • Diretrizes de gerenciamento de risco da norma ISO 31000

Módulo 2

  • Compliance e Criminal Compliance
  • Compliance vs Criminal Compliance
  • Compliance vs auditoria interna
  • Compliance vs gestão de risco
  • Compliance vs jurídico

Módulo 3

  • Legislação e Fraudes
  • Legislações relativas a integridade, suborno e lavagem de dinheiro: inglesa, norte- americana e brasileira
  • O Plano Interno de Integridade de acordo com a regulamentação da Controladoria Geral da União
  • Empresa Limpa e a premiação Pró-Ética

Módulo 4

  • Riscos de Reputação
  • O conceito de licença social para operar
  • Diretrizes da responsabilidade social de acordo com a ISO 26.001
  • Princípios da Certificação ISO 14.001

Design Thinking em Projetos

carga horária: 16 horas

Apresentação

Novos problemas demandam respostas inovadoras e originais, mas nem sempre sabemos por onde começar a buscar uma solução. Expandindo esse contexto a indústria 4.0 e um ambiente cada vez mais adaptativo e mutável, é mais do que desejoso conhecer técnicas e ferramentas para imaginar, desenhar e realizar o novo, de maneira colaborativa, criativa e por experimentação. O objetivo da disciplina de Design Thinking é propor um meio ágil para resolver uma necessidade, uma demanda. Por meio dele, podemos chegar a soluções inovadoras e adequadas a um dado cenário, servindo de insumo a novos projetos ou ainda como uma ferramenta para ajudar no planejamento de projetos já prepostos.

Você irá desenvolver:

Visão das práticas colaborativas e centradas nas pessoas, através do pensamento estratégico do design.

Conhecimento para identificar o pensamento ‘projetual’ na criação de produtos e serviços inovadores.

Conhecimento para uso das ferramentas e técnicas colaborativas e centradas nas pessoas.

O curso Design Thinking em Projetos é indicado para profissionais que desejam conhecer práticas ágeis de gerenciamento, particularmente no contexto de projetos. Também executivos, empresários, empreendedores e consultores internos e externos de organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Módulo 1

  • Fundamentos do Design;
  • Sociedade e Cultura;
  • Design hoje: A econômica da experiência;
  • Princípios do Design na Produção;
  • Conhecimento explícito X conhecimento tácito.

Módulo 2

  • Design Centrado no Humano;
  • Definição, princípios e conceitos;
  • Colaboração e multidisciplinaridade;
  • Níveis informativo, consultivo e participativo.

Módulo 3

  • Design Thinking e Inovação;
  • Definição, princípios, termos e conceitos;
  • Design e Processo;
  • ROI e ROE;
  • Criatividade e Inovação;
  • Tangibilização e resultados;
  • Iteração.

Módulo 4

  • Técnicas e Ferramentas Colaborativas e Centradas nas Pessoas;
  • Gamestorming;
  • Toolset de Design Thinking;
  • Levantamento de Requisitos com Design Thinking;
  • Facilitação de dinâmicas colaborativas;
  • Despertando o mindset criativo.

Finanças Corporativas

carga horária: 30 horas

Apresentação

O planejamento financeiro de uma empresa é uma tarefa que exige competências e habilidades específicas. O curso Finanças Corporativas analisa e discute a gestão financeira de instituições no mundo contemporâneo e as variáveis que influenciam decisões neste ramo de atividade.

Você irá adquirir:

Conhecimento de métodos e técnicas relativos a planejamento financeiro

Entendimento sobre aspectos e questões relevantes relacionadas às atividades de administração de finanças nas empresas.

O curso Finanças Corporativas é recomendado para profissionais, graduados ou não, que atuam nas áreas de economia e finanças e buscam aprimorar seus conhecimentos na conceituação de finanças, nas funções do gestor financeiro, na relação risco versus retorno, na determinação dos fluxos de caixa, em indicadores básicos para a análise de viabilidade de investimentos e nos fundamentos para a avaliação de empresas.

É voltado para quem deseja compartilhar conhecimentos, trocar experiências e expandir seu networking, além, de uma aplicação mais rápida e prática.

Módulo 1

  • Visão geral de finanças
  • conceituação de finanças
  • as funções do gestor financeiro
  • geração de valor em finanças

Módulo 2

  • Relação risco versus retorno
  • princípios básicos e o modelo CAPM
  • custo médio ponderado do capital – CMPC

Módulo 3

  • Determinação dos fluxos de caixa
  • projeção de resultados
  • demonstrativo dos fluxos de caixa – FCD

Módulo 4

  • Indicadores básicos para a análise de viabilidade de investimentos
  • valor presente líquido – VPL
  • taxa interna de retorno – TIR
  • índice de lucratividade – IL

Módulo 5

  • Fundamentos para a avaliação de empresas
  • importância da avaliação para a tomada de decisão
  • fluxo de caixa descontado
  • valor da empresa, das ações e das dívidas
  • métodos de avaliação que utilizam a P/L

Liderança de Equipes

carga horária: 30 horas

Apresentação

O gestor tem como escopo selecionar, cobrar, instigar, delegar. Mas também atuar de forma ética, e este desafio se tornar ainda mais complexo em projetos sociais. O curso Liderança de Equipe proporciona a você uma imersão nos principais aspectos ligados à construção da liderança.

Você irá adquirir:

Visão abrangente sobre o papel do líder, sua construção e atuação;

Conhecimento sobre a formação de equipes de trabalho;

Entendimento das principais tendências para uma postura ética das empresas e das lideranças.

O curso Liderança de Equipes é recomendado para profissionais, graduados ou não, que atuam na área de gestão de pessoas e buscam aprimorar seus conhecimentos em liderança, grupos e equipes e comunicação.

É voltado para quem deseja compartilhar conhecimentos, trocar experiências e expandir seu networking, além, de uma aplicação mais rápida e prática

Módulo 1

  • Introdução ao tema liderança
  • liderança como característica natural

Módulo 2

  • Liderança em processo
  • teoria das relações humanas
  • potencial para perfil de liderança
  • relacionamento humano e liderança

Módulo 3

  • Transformação de grupos em equipes
  • grupos e equipes

Módulo 4

  • Liderança e comunicação
  • poder da comunicação

Mercado de Capitais

carga horária: 16 horas

Apresentação

O curso Mercado de Capitais discute de forma clara e intuitiva a dinâmica do sistema financeiro e as operações do mercado de capitais. Apresenta alternativas práticas de investimento de longo prazo, através do conhecimento do funcionamento da Bolsa e do mercado de ações no país, indicando os principais fatores a considerar para investimentos em renda varável e os riscos que influenciam uma carteira com ações. O curso visa fortalecer a cultura de poupança para a formação de patrimônio e de investimento consciente, propiciando melhores decisões financeiras, de forma sustentável e autônoma.

Você irá desenvolver:

Compreensão sobre o funcionamento do mercado de capitais;

Entendimento das principais regras de funcionamento da bolsa de valores;

Capacidade para mensurar o desempenho das empresas e o risco e retorno dos investimentos em ações;

Habilidade para tomar as melhores decisões financeiras, de forma sustentável e autônoma.

Direcionado para pessoas que já mantém investimentos em renda variável ou que possuem aplicações em poupança e renda fixa, e para àquelas que gostariam de conhecer novas alternativas de investimento. Também indicado para estudantes de todas as áreas e executivos com formação não-financeira, profissionais liberais, administradores e proprietários de empresas, e pessoas que querem conhecer mais sobre o mercado de capitais, para diversificar seus investimentos.

Módulo 1

  • Fundamentos do Mercado de Capitais
  • Fluxo de recursos na economia;
  • Dinâmica do Sistema Financeiro Nacional;
  • Funcionamento do Mercado de Capitais;
  • Principais operações na Bolsa de Valores;

Módulo 2

  • Análise Econômico-financeira para Avaliação de Empresas
  • O papel das informações financeiras no mercado de capitais;
  • Análise Retrospectiva dos índices financeiros: desempenho histórico e setorial;
  • Avaliar a eficiência nos investimentos, a captação de recursos e o retorno do acionista.
  • Múltiplos de mercado – índices de preços das ações

Módulo 3

  • Análise Técnica e Algoritmos
  • Análise de Gráficos – Técnica e Algoritmos;
  • Tipos de Gráficos da Análise Técnica;
  • Tendências de Mercado;
  • Candlestick;
  • Ferramentas de análise técnica: BollingerBands, Índice de Força Relativa-IFR;
  • Moving Average Convergence and Divergence – MACD;
  • Plataformas digitais – Robôs Inovações tecnológicas através das plataformas Digitais.

Módulo 4

  • Roteiro para o Investidor;
  • O perfil do investidor;
  • Tipos de Investimentos;
  • Composição da carteira e retorno dos ativos (CAPM);
  • Administração profissional e direta;
  • Riscos do Mercado de Capitais;
  • Roteiro para avaliação de investimentos em ações.

Metodologias Ágeis

carga horária: 16 horas

Apresentação

Muitas empresas têm adotado a gestão ágil para melhorar resultados e inovar, bem como reduzir o tempo de planejamento e agregar mais valor ao negócio e conseguir antecipar necessidades que futuramente precisarão ser supridas. O curso de Metodologias Ágeis apresenta os princípios da Gestão de Projetos Lean e Ágil.

Você irá desenvolver:

Visão abrangente sobre teoria e prática dos métodos ágeis, voltados para o gerenciamento de projetos.

Conhecimento dos principais conceitos relativos as práticas ágeis

Aptidão para utilizar ferramentas e técnicas que suportam o conceito “ágil”, debatendo suas tendências.

O curso Metodologias Ágeis é indicado para profissionais que desejam conhecer práticas ágeis de gerenciamento, particularmente no contexto de projetos. Também executivos, empresários, empreendedores e consultores internos e externos de organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Módulo 1

  • Técnicas Ágeis;
  • Manifesto Ágil;
  • XP, SCRUM;
  • Declaração de Independência.

Módulo 2

  • Evolução do Gerenciamento Ágil;
  • Visão PMI;
  • OPPM;
  • PM Canvas.

Módulo 3

  • Kanban;
  • Conceito;
  • Uso na Gestão Ágil de projetos;
  • Eventos aplicados ao kanban.

Negociação em Vendas

carga horária: 16 horas

Apresentação

O curso de Negociação para Vendas possibilita ao participante o desenvolvimento de uma visão estratégica da área comercial que lhe permitirá propor alternativas diferenciadas de atuação na área de vendas e em técnicas de negociação.

Você irá desenvolver:

Conhecimento para identificar os conceitos fundamentais de negociação.

Conhecimento para definir o processo da negociação.

Visão sobre as estratégias, os modelos e os tipos de negociação.

Conhecimento para analisar os impactos da análise racional e da avaliação na condução da negociação.

Compreensão para mapear as características dos negociadores e identificar a forma mais adequada de conduzir o processo de negociação.

O curso Negociação para Vendas é indicado para profissionais que atuam nas áreas comercial, de marketing e de vendas, em empresas de qualquer porte, e que têm interesse em desenvolver visão estratégica na área e competências negociais para propor estratégias comerciais e de vendas.

Módulo 1

  • Aspectos conceituais associados ao processo de negociação
  • Características do bom negociador
  • Estrutura e abordagens de negociação
  • Objetivos da negociação

Módulo 2

  • Negociação: Aspectos relacionais
  • Hierarquia e status
  • Condicionantes culturais
  • Modelos de estilos e comportamento dos negociadores
  • Consenso e relacionamentos

Módulo 3

  • Negociação: Aspectos substantivos
  • Tangíveis e intangíveis
  • Objeto substantivo
  • Metas e resultados reais
  • Risco e incerteza
  • Qualidade e acordo de níveis de serviço

Módulo 4

  • Negociação: Aspectos processuais de execução
  • Estratégia e estilo do negociador
  • Desenvolvimento da negociação
  • Encerramento e implementação do acordo

Módulo 5

  • Definição do perfil desejado do profissional da área de vendas.

Módulo 6

  • Liderança nas equipes de vendas.