Pós-Graduação em Administração de Empresas

Pós-Graduação em Administração de Empresas

Criado em 2003, o programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas iniciou suas atividades com 542 alunos inscritos em 10 cidades localizadas nas mais diversas regiões do país. Em apenas seis anos, ultrapassou a marca de 5.000 alunos e conta com mais de 10.000 profissionais formados em todo Brasil. Esse sucesso é o resultado do constante investimento em qualidade e tecnologia, aliado a seleção dos melhores profissionais do mercado e ao reconhecido padrão FGV.

Um dos diferenciais mais atraentes desse programa é a diversidade entre as áreas profissionais, possibilitando ao participante usufruir de um ambiente estrategicamente desenhado para troca de ideias e novos contatos profissionais, fundamentais para o enriquecimento do networking e para o sucesso da sua vida profissional.

Com um conteúdo eficiente, aliado a uma dinâmica que promove a disseminação de conhecimentos sobre as diversas áreas gerenciais de uma empresa, os participantes aprendem os principais conceitos do universo da administração empresarial, que vão desde as áreas financeira e contábil até conceitos de estratégia e negociação.

Público-Alvo

  • O programa é destinado para formados, em qualquer área de atuação, que desejam empreender ou atuar na carreira executiva com segurança e garantida vantagem competitiva no mercado.

Programa Acadêmico​

Carga Horária Total: 432 horas/aula

A importância da contabilidade para um gestor e empreendedor. Estrutura conceitual da contabilidade e demonstrações contábeis de propósito geral; Contabilização de transações típicas; Análise das demonstrações contábeis; Contabilidade de custos; Relação custo-volume-lucro.

Análise do macroambiente econômico brasileiro e seu impacto nas organizações de diversos portes, naturezas e indústrias. A ciência econômica e a teoria da demanda e da oferta na ótica de um mercado competitivo; Maximização do lucro e mercados não competitivos: monopólios e oligopólios; O controle da inflação e a política monetária: a mensuração da atividade econômica e o crescimento econômico de longo prazo; A sustentabilidade das contas públicas e os instrumentos de política monetária do Banco Central; Ciclos econômicos, políticas cambiais e balanço de pagamentos. Teoria do Comércio. A inserção do Brasil na economia mundial.

Conceitos do empreendedorismo e da inovação. Empreendedorismo no Brasil, na América Latina e no Mundo. Empreendedorismo corporativo. Teorias do empreendedorismo. Valores e Propósitos. Equipes de Alto Desempenho. Liderança Empreendedora. Modelos de Negócio. Apresentação de Projetos Empreendedores (Pitch). Inovação, Megatendências e Tecnologias do Século 21. Lean Startup, Metodologias Ágeis. Teste de Hipóteses. Financiamento de Projetos Empreendedores. Captação de Recursos. Ecossistema Empreendedor.

Estratégia e seus principais elementos. Vantagem competitiva no ambiente externo. Vantagem competitiva no ambiente interno. Níveis de estratégia. Monitoramento da estratégia e novas formas de pensá-la.

As organizações. As diferenças entre as estruturas física e hierárquica. Eficiência e eficácia. Dimensões estruturais e contextuais das organizações. A relação entre estrutura e estratégia organizacional. A organização como um sistema integrado por subsistemas. As áreas organizacionais. O fator humano. Os diferentes níveis de influência operacionais, táticos e estratégicos. A evolução dos processos em gestão. Gestão por processos e gestão funcional. Ferramentas de mapeamento e identificação de processos. A ética nos processos. Mudança organizacional. Ética e responsabilidade na gestão de uma organização.

Histórico e conceitos fundamentais associados a projetos; Projetos na Ação Estratégica Organizacional; Iniciação de Projetos; Planejamento: Integração e Escopo; Planejamento: Cronograma; Planejamento: Recursos, Aquisições e Comunicação; Gerenciamento de Riscos, Execução e Encerramento do Projeto; Projetos e suas Perspectivas Organizacionais.

Organizações e evolução histórica da gestão de pessoas. Subsistemas de RH. Responsabilidade social corporativa (RSC). Diversidade da força de trabalho. Cultura Organizacional. Motivação. Liderança. Gestão do Desempenho. Modelo de Competências.  Comunicação. Gestão de carreira.

Simula um game em um mercado oligopolista no qual empresas industriais atuam de maneira bastante competitiva. Os alunos assumem o papel de diretores dessas empresas – participantes ativos do processo decisório. O game cria um ambiente de emulação, possibilitando a análise estrutural da indústria e de seus cenários econômicos globais, tais como: Estratégias corporativas; Gestão estratégica de marketing; Gestão de recursos financeiros; Gestão de produção; Gestão de recursos humanos; Análise de riscos e tomadas de decisão tático-operacionais; Negociação empresarial; Feedback de desempenho da empresa.

Fundamentos de Marketing; Segmentação, Targeting e Posicionamento (STP); Comportamento do consumidor digital; Produto e branding; Preço e Praça; Promoção; Marketing Digital; Serviços.

Matemática financeira como ferramenta gerencial e metrificação das ações estratégicas dos gestores. Relação fundamental e as taxas de juros. Equivalências de taxas e fluxos de caixa ao longo do tempo. Séries de pagamentos. Sistemas de pagamentos. Visão panorâmica de finanças aplicadas as empresas. Cálculo do resultado líquido que vai para o investidor. Análise de viabilidade de projetos de investimentos. Análise e tomada de decisão aplicadas a realidade das empresas.

Conflitos: Competição vs Cooperação; Emoções vs Racionalidade; Cognição; Processo de Negociação; Processos e Princípios de Persuasão; Ética, Táticas e Técnicas de Negociação; Cultura e Formas de Negociação; Conflitos Ambientais e Administrando Tensões 

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