Módulo Internacional de Hong Kong

Apresentação

O Módulo Internacional de Hong Kong, operacionalizado pela Strong Consultoria Empresarial & Participações Ltda, realizado por meio de convênio entre a Fundação Getulio Vargas – FGV e a The Asia-Pacific Institute of Business – Chinese University of Hong Kong.

OBJETIVO

O objetivo do programa é ampliar os conceitos e conhecimentos obtidos nos cursos de MBA Executivo da Fundação Getulio Vargas – FGV, nível Especialização, com uma abrangência internacional.

É uma excelente oportunidade para os profissionais e executivos que desejam agregar esse diferencial de conhecimento, visando destacar-se no atual mercado competitivo de trabalho.

THE CHINESE UNIVERSITY OF HONG KONG

Fundada em 1963, a Universidade Chinesa de Hong Kong (CUHK) é uma universidade voltada para pesquisas abrangentes com perspectivas globais. Sua missão consiste em combinar a tradição com a modernidade e reunir a China e o Ocidente. Professores e estudantes da CUHK vêm de todos os cantos do mundo.

 

São mais de 5.200 funcionários, 11 mil graduação e 10.000 pós-graduação. Destes, cerca de 2.500 são provenientes de 45 países fora da China. Os 100 mil alunos estão conectados através de cerca de 80 associações dentro e fora de Hong Kong.

 

A CUHK investe na educação de seus alunos focando o conhecimento especializado e sabedoria para a vida. Distingue-se por um sistema de unidade de crédito flexível, um sistema universitário, o bilingüismo e o multiculturalismo. As sete faculdades – Artes, Administração, Educação, Engenharia, Medicina, Ciências e Ciências Sociais – e da nova escola de Direito, com a Escola de Pós-Graduação, oferece mais de 330 programas de graduação e pós-graduação.

 

O deslumbrante campus com 134 hectares, com vista para o Tolo Harbour é o maior e mais verde em Hong Kong. Possui sete bibliotecas, além de museus de arte, salas de música, uma piscina, e várias instalações desportivas. Mais de 50% dos alunos de graduação residem nos alojamentos, que podem acomodar mais de 6.600 alunos.

THE ASIA-PACIFIC INSTITUTE OF BUSINESS

O Instituto de Negócios da Região Ásia-Pacífico (APIB) foi criado em 1990 como o braço externo da Faculdade de Administração de Empresas de CUHK. A APIB é o veículo através do qual a faculdade faz a sua excelente tradição de ensino e pesquisa disponíveis para o mundo exterior. A missão da APIB é apoiar os gestores e as empresas a superar desafios de reunião de negócios em Hong Kong e na região Ásia-Pacífico. Excedente dessas atividades é utilizado para apoiar programas de pesquisa e enriquecimento acadêmico da Faculdade.

Durante a última década, a APIB tem fornecido treinamento executivo para um grande número de organizações públicas e privadas em Hong Kong, China e Ásia. Milhares de gerentes e executivos participaram dos programas executivos advindos de mais de 60 organizações que abrangem todos os principais setores na região e no mundo nos últimos 15 anos.

Os programas executivos são projetados para combinar as melhores práticas de negócio com as mais recentes teorias. A experiência docente na China e na região e os treinamentos interativos trazem experiências gratificantes para os participantes e um enorme valor às suas empresas nos desafios de negócio. Ilustres estudiosos das instituições líderes em todo o mundo e os executivos de negócios, industrial e setores do governo são frequentemente convidados a completar a CUHK.

PROGRAMA

A cultura e a herança são dois fatores que separam Hong Kong do resto da Ásia. Hong Kong é uma fusão única de culturas do Ocidente e do Oriente, onde se combinam a tradição e a modernidade.

O Programa Internacional na CUHK objetiva oferecer aos alunos conhecimentos essenciais sobre o ambiente atual da China nas esferas econômica, política e de negócios. O foco do curso é sobre a gestão de negócios inserida no contexto da cultura e dos valores chineses, apresentando aos alunos novas perspectivas sobre a gestão transcultural em economias emergentes.

O programa está detalhado adiante e é composto pelos seguintes módulos:

  •  Desenvolvimento Histórico da China
  • A China na Economia Global
  • Equação Humana na China
  • Ambiente de negócios na China Atual
  • Marketing na China
  • As marcas e patentes na China
  • Responsabilidade social e corporativa na China
  • Fatos e Mitos sobre a China de Hoje: Implicações para as Estratégias de Negócios
  • Empreendedorismo na Ásia de Hoje
  • Experiências culturais

Este programa é uma grande oportunidade de enriquecimento educacional, de ampliar a expertise nacional e internacional e também de expandir o network do profissional.

DURAÇÃO DO CURSO

O curso tem carga horária de 40 horas-aula.

IDIOMA

As disciplinas serão disponibilizadas em Inglês, com tradução simultânea para o Português.

DOCENTES

O quadro de professores do programa pertence a The Asia-Pacific Institute of Business – Chinese University of Hong Kong.

PRÉ-REQUISITOS

Possuir certificado de conclusão, ou estar cursando MBA Executivo, nível de Especialização da Fundação Getulio Vargas – FGV Management.

COORDENAÇÃO GERAL

Sra. Wendy Lai – Mestre em Estudos Comparativos Asiáticos e Bacharel em Finanças, Gerente Geral de Educação Executiva do The Asia Pacific Instituto f Business – University Chinese of Hong Kong.

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

Prof. Pedro Carvalho de Mello, Doutor em Economia pela Universidade de Chicago – USA e Coordenador da Área Internacional do FGV Management.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de conclusão de curso será realizado no Brasil, individualmente ou em grupo de duas ou três pessoas, com prazo de entrega de até 70 dias após o término do curso. O Coordenador Acadêmico, Prof. Pedro de Carvalho Mello será responsável por orientar aos alunos sobre as diretrizes do trabalho.

CERTIFICAÇÃO

A Asia-Pacific Institute of Business – Chinese University of Hong Kong emitirá um certificado de participação a todos os alunos que tiverem freqüência mínima de 75% (Setenta e cinco por cento) no curso.

Para obter especialmente o certificado de MBA da FGV – Fundação Getúlio Vargas, com o apostilamento do módulo internacional, os alunos devem atingir todas as exigências acadêmicas durante o curso de MBA da FGV realizado no Brasil e também no Módulo Internacional: mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência em aulas e conceito mínimo 7 (sete) no trabalho final. O certificado será entregue após a conclusão da fase nacional.

PROGRAMA DO CURSO: CHINA BUSINESS & ECONOMIC STRATEGIES FOR MANAGERS

O programa compreende palestras, apresentações em grupo, visitas a empresas, almoços comunitários, experiências culturais, eventos especiais, uma seção de reflexão e discussão sobre os assuntos e uma viagem à China – tudo isso para enriquecer a experiência de aprendizado dos alunos.

A partir de nossa extensa rede de parceiros globais, podemos disponibilizar delegações de diferentes nações para interagir através de palestras conjuntas e atividades.

Todas as palestras serão conduzidas por pessoal selecionado na Faculdade de Administração de Negócios. Estes profissionais são pesquisadores reconhecidos internacionalmente e também atuam na área de negócios.

Geografia regional, distribuição de renda e atividade econômica, taxas de crescimento e demografia. Raízes geográficas da cultura e da filosofia. Aspectos históricos que moldaram atitudes modernas na cultura, na política e nos negócios.

História econômica da China moderna: o legado do socialismo, a Revolução Cultural, base política para as reformas econômicas, empresas ligadas a clãs e pequenas vilas, reformas do setor estatal, papel das corporações chinesas em nível internacional. Contrastes com a transição vivenciada na Índia.

O curso irá se concentrar nas tendências crescentes da economia asiática, baseada em serviços. Evolução da economia de serviços chineses (como as linhas de produção e serviços tradicionais evoluíram para soluções unificadas para os consumidores, tanto no modelo business-to-business quanto no modelo business-to-consumer);

Estrutura organizacional do governo chinês, o Partido Comunista e sua influência em comunidades locais. Interação da mercantilização com a cultura tradicional para definir os mercados consumidores em várias localidades. Práticas de gestão chinesas, características-chave do mercado chinês e variações entre comunidades locais. Exemplos de sucesso e falências em mercados de negócios na China.

Desafios da globalização para executivos de negócios em corporações multinacionais em relação às negociações e gestão de diferenças culturais. A importância dada à cultura em tais contextos. O que fazer e o que não fazer quando lidar com parceiros chineses e concorrentes. Valores chineses e suas implicações para a gestão transcultural.

Características únicas do mercado chinês. Implicações das estratégias e planejamentos de mercado.

Dilemas nos padrões de trabalho e condições de mão-de-obra na China para investimentos
responsáveis e sustentáveis. O ambiente de segurança e saúde ocupacionais no panorama complexo de rápidas transformações na China. O efeito do investimento estrangeiro direto nas relações industriais.

Oportunidades para firmas ocidentais face aos fatores negativos e positivos da China. Característicaschave das exportações chinesas, investimento estrangeiro direto e competitividade internacional. Implicações de estratégias de negócios ilustradas com exemplos e amostras representativas.

Estudos de caso de empreendedorismo na Ásia. Como aproveitar as oportunidades e desafios abertos pela globalização.

As visitas culturais e técnicas dão aos participantes a oportunidade de imersão na cultura chinesa durante o aprendizado sobre os negócios na China. As visitas às empresas permitem interação com empresários e executivos que fazem negócios na China. Assuntos de gestão e produção são ilustrados durante tais visitas. Atividades de imersão cultural estão previstas no programa. O grupo pode ser acompanhado por guias turísticos, administradores ou membros da faculdade.

INVISTA EM VOCÊ!

Preencha o formulário abaixo para saber mais detalhes sobre o curso

INVISTA EM VOCÊ!

Preencha o formulário abaixo para saber mais detalhes sobre o curso