Módulo Internacional - University of Califórnia San Diego
CONVÊNIO FGV E UCSD
Foi celebrado no ano de 2007, convênio de interesse comum entre as instituições FGV
(Fundação Getulio Vargas) e UCSD (Universidade da Califórnia – San Diego) nas áreas
de educação continuada.
Apresentação
O programa U.S. Business & Economic Strategies é direcionado para alunos do curso
de Pós-graduação em Administração de Empresas da FGV.
Este Módulo Internacional é um forte diferencial para os profissionais que estão
ingressando na carreira executiva, pois além das técnicas e metodologias adquiridas na
fase nacional, estes jovens terão experiência internacional e conhecimento das práticas
econômicas e de mercado dos EUA, com foco no cenário globalizado.
A REGIÃO
O estado da Califórnia é referência mundial em tecnologia, inovação e pesquisa e San
Diego é a segunda maior cidade do estado, com cerca de 1,3 milhões de habitantes.
Reconhecida pelo ótimo clima mediterrâneo e seus mais de 100 (cem) quilômetros de
praias que convidam às práticas esportivas, esta é uma região culturalmente atrativa,
que oferece inúmeras opções que encantam pessoas de todas as idades, com uma rica
gastronomia, diversos museus, galerias de arte, teatros e muitos campos de golfe.
UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA
A Universidade da Califórnia é um complexo educacional com campus em Berkeley, Davis, Irvine, Los Angeles, Riverside, San Diego, San Francisco, Santa Bárbara e Santa Cruz.
A UCSD alcançou rapidamente o status de uma das principais instituições do país para o ensino superior e pesquisa, e já recebeu diversos prêmios Nobel, nas áreas de psicologia/medicina, economia e química.
A Universidade também ocupa posição de destaque nos principais Rankings acadêmicos, como os das revistas U.S. News e Newsweek e está entre as 50 universidades de maior prestígio do mundo.
PROGRAMA
I. Economia e Mercados
II. Empreendedorismo e Pequenas empresas nos EUA
III. Painel de discussões com Empreendedores e Investidores
IV. Práticas Sustentáveis de Negócios
V. Sustentabilidade estratégica
VI. Globalização – Impactos nos negócios americanos
VII. Distribuição e marketing Global
VIII. Workshop: Estratégico corporativo
IDIOMA
As disciplinas serão disponibilizadas em Inglês, com tradução simultânea para o
Português, opcionalmente.
COORDENAÇÃO ACADÊMICA
Prof. Pedro Carvalho de Mello, Doutor em Economia – Universidade de Chicago – USA e Coordenador da Área Internacional do FGV Management.
DOCENTES
O quadro de professores, do Curso de Pós Graduação em Administração de Empresas
Internacional, pertence à Universidade da Califórnia – San Diego e é composto por
profissionais habilitados a ministrar cursos de conteúdo avançado nas áreas de
negócios.
PRÉ-REQUISITOS
Possuir certificado de conclusão, ou estar cursando Pós-graduação em Administração de Empresas, nível de Especialização da Fundação Getulio Vargas – FGV Management.
CERTIFICAÇÃO
A Universidade da Califórnia, San Diego, emitirá um certificado de participação a todos os alunos que tiverem frequência mínima de 75% (Setenta e cinco por cento) no curso. Para obter especialmente o certificado de Pós-graduação da FGV – Fundação Getulio Vargas, com o apostilamento do módulo internacional, os alunos devem atingir todas as exigências acadêmicas durante o curso de Pós-graduação em Administração de Empresas da FGV realizado no Brasil e também no Módulo Internacional: mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência em aulas e conceito mínimo 7 (sete) no trabalho final. O certificado será entregue após a conclusão da fase nacional.
DISCIPLINAS
Desenvolvimento recente dos principais indicadores macroeconômicos da economia
norte-americana, principalmente aqueles ligados ao balanço de pagamentos, evolução
do consumo e investimentos, emprego e clima geral de negócios. Também se discutirá
a importância do mercado financeiro e sua repercussão sobre as empresas e a
economia como um todo.
O programa, baseado em exemplos práticos e pequenos estudos de casos, examina o “caldo cultural do Sul da Califórnia” como estimulador do empreendedorismo. Mostrase também a importância das pequenas empresas nos EUA como geradoras de empregos, inovações e novos negócios, assim como os mecanismos de financiamento que lhe dão suporte.
Depoimento e discussão com fundadores de empresas, mostrando as dificuldades, problemas e a maneira com que efetivaram a viabilização de suas atividades. O painel
também trará representantes de investidores e financiadores de novos negócios.
Este curso apresenta uma visão geral da importância da sustentabilidade em todas as indústrias explorando “business cases”. O conceito de sustentabilidade acaba trazendo muita
discussão em sala enriquecendo o curso e utilizando exemplos dos próprios participantes. Os
participantes saem capazes de desenvolver e implementar práticas mais sustentáveis de
processos, políticas e programas.
Neste módulo será apresentado modelos de estratégia sustentável alinhando com resultados
financeiros. O tema sustentabilidade vem tomando importancia e relevancia economica
mundial, sendo hoje um tema diário de jornalismo como por exemplo na revista Bloomberg
Businessweek.
O sul da Califórnia é uma das regiões mais inovadoras e dinâmicas do planeta, é uma
região pioneira no desenvolvimento de negócios baseados na inovação. Essa região é
muito aberta para a economia global e o objetivo da disciplina é discutir o impacto
desta globalização nos negócios do sul da Califórnia e na economia norte-americana.
Bastante relacionada aos temas abordados anteriormente, esta disciplina busca aprofundar a discussão sobre os aspectos de distribuição de produtos e serviços, assim como do marketing global.
Discussão por meio de trabalhos em grupo sobre decisões estratégicas de empresas inovadoras e empreendedoras dos EUA, que são exemplos de benchmark.