Módulo Internacional de Chicago

Apresentação

O Módulo Internacional de Chicago, operacionalizado pela Conveniada da FGV Strong, CEES – Centro de Ensino Superior Strong, realizado por meio de convênio entre a Fundação Getulio Vargas – FGV e a The Harris Graduate School of Public Policy Studies.

OBJETIVO

O objetivo do programa é ampliar os conceitos e conhecimentos obtidos nos cursos de MBA Executivo da Fundação Getúlio Vargas – FGV, nível Especialização, com uma abrangência internacional.

É uma excelente oportunidade para os profissionais e executivos que desejam agregar esse diferencial de conhecimento, visando destacar-se no atual mercado competitivo de trabalho.

THE UNIVERSITY OF CHICAGO

Fundada em 1890, a The University of Chicago é uma das pioneiras em pesquisa no mundo, de lá surgiram os mais renomados pesquisadores e intelectuais, sendo mais de oitenta ganhadores de Prêmios Nobel em diversos campos de estudo, principalmente na área Econômica. A missão da Universidade é desenvolver e ampliar o conhecimento para propiciar o bem comum. A Universidade de Chicago é reconhecida por seguir valores e princípios de disciplina e aprendizagem que dão forma à cultura intelectual diferenciada de seus alunos, criando ideias e soluções inovadoras e formando líderes de mercado.

THE HYDE PARK COMMUNITY

A Universidade de Chicago está localizada na Comunidade de Hyde Park, a poucos quilômetros do centro de Chicago, na costa sul do Lago Michigan. Hyde Park é uma região rica em museus, parques, restaurantes e excelentes livrarias, além de ser de fácil acesso às demais regiões da cidade através de transporte público.

PROGRAMA

O Programa será desenvolvido na The Harris School of The University of Chicago, uma das seis escolas profissionais da Universidade de Chicago. Esta escola mantém a tradição da Universidade em pesquisa e ensino de excelência.

A Harris School é um renomado centro para o estudo econômico e financeiro de políticas públicas e sociais, que utiliza técnicas da micro economia e métodos quantitativos para as pesquisas e recomendações de ação. Políticas públicas, nos Estados Unidos, são muito mais que políticas governamentais. Abrangem diversos setores da atividade econômica que não são exclusivamente voltados para interesses particulares. Com a crescente especialização em atividades terciárias (já representam mais de 80% do PIB norte-americano) as políticas públicas se constituem cada vez mais numa parte integrante da moderna gestão estratégica das empresas de todos os setores da economia.

As pessoas escolhem a The Harris School para se destacar dos demais profissionais do mercado. Lá os alunos desenvolvem habilidades analíticas para compreender a natureza dos problemas sócio-econômicos e o impacto das políticas públicas mundiais.

DISCIPLINAS DO CURSO

01. Derivatives & Equity;
02. What is Public Police?
03. Costs, benefits and economic impacts of hosting the 2016 – Summer Olympic
Games in Rio;
04. Governments’ economic regulation in health, safety, and basic welfare;
05. Roles of states and municipalities in collecting tax revenues and fees in Brazil, US
and Latin America;
06. Municipal Bonds Market in the US & Public-Private Partnerships (PPP);
07. Financing Techniques used in Brazil and Latin America;
08. Panel Discussion with Expert from Fitch Ratings on infrastucture financing in
Brazil;
09. Changes in Public Policy Landscape
10. Corporate Governance – a businessperson’s perspective
11. Visitas a instituições financeiras.


Este programa é uma grande oportunidade de enriquecimento educacional, de ampliar a expertise nacional e internacional e também de expandir o network do profissional.

IDIOMA

As disciplinas serão disponibilizadas em Inglês, com tradução simultânea para o Português.

DOCENTES

O quadro de professores do programa pertence a The Harris School of Public Policy Studies – University of Chicago.

COORDENAÇÃO GERAL

Prof. Krista Donahue, The Harris School of Public Affairs – The University of Chicago.

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

Prof. Pedro Carvalho de Mello, Doutor em Economia pela Universidade de Chicago – USA e Coordenador da Área Internacional do FGV Management.

PRE-REQUISITOS

Possuir certificado de conclusão, ou estar cursando MBA Executivo, nível de Especialização da Fundação Getulio Vargas – FGV Management.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de conclusão de curso será realizado no Brasil, individualmente ou em grupo de duas ou três pessoas, com prazo de entrega de até 70 dias após o término do curso. O Coordenador Acadêmico, Prof. Pedro de Carvalho Mello será responsável por orientar aos alunos sobre as diretrizes do trabalho.

CERTIFICAÇÃO

A Harris School of Public Policy Studies – University of Chicago emitirá um certificado de participação a todos os alunos que tiverem frequência mínima de 75% (Setenta e cinco por cento) no curso.

Para obter especialmente o certificado de MBA da FGV – Fundação Getúlio Vargas, com o apostilamento do módulo internacional, os alunos devem atingir todas as exigências acadêmicas durante o curso de MBA da FGV realizado no Brasil e também no Módulo Internacional: mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência em aulas e conceito mínimo 7 (sete) no trabalho final. O certificado será entregue após a conclusão da fase nacional.

FINANÇAS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Esta vertente significativa da economia moderna existe somente para mediar o fluxo de recursos financeiros através de diferentes setores da economia, e virtualmente em toda organização, seja ela pública ou privada, preocupando-se com suas bases financeiras. Os cursos e as pesquisas acadêmicas examinam este assunto-chave da economia por meio de práticas públicas e privadas – incluindo assuntos como coleta de impostos, despesas de recursos públicos, análise de investimentos e gestão de portfólio – assim como ideias financeiras e métodos que causam um impacto no mundo prático.

Visão Macroeconômica baseada na Escola de Chicago 

O curso terá início com uma abordagem do cenário político e econômico americano e/ ou das relações americanas no cenário mundial. Essa abordagem deverá ser realizada por um convidado da Escola de Chicago, que poderá ser um professor ou um Representante do Consulado ou Embaixada.

Visitas a Instituições Financeiras 

INVISTA EM VOCÊ!

Preencha o formulário abaixo para saber mais detalhes sobre o curso

INVISTA EM VOCÊ!

Preencha o formulário abaixo para saber mais detalhes sobre o curso