MBA em Gerenciamento de Projetos

MBA em Gerenciamento de Projetos

Gerenciar projetos com competência e qualidade é sinônimo de sucesso em qualquer empreendimento. Após a realização deste curso, planejar, controlar e executar um projeto ou programa estará no seu DNA e você passará a ser essencial em sua empresa. 

Competências e Habilidades que você vai obter
ao fazer o MBA

  • Entendimento sobre uma visão holística das atividades empresariais, focando a criação de valor para a empresa;
  • Conhecimento sobre as técnicas para que os alunos se tornem gestores líderes tanto no ambiente das organizações em que trabalham quanto no desenvolvimento de negócios próprios;
  • Entendimento sobre o ferramental teórico à prática de gestão, por meio de exercícios e estudos de caso;
  • Entendimento sobre o autoconhecimento de competências comportamentais, de modo a disponibilizar os instrumentos necessários à elaboração um projeto de carreira por parte do aluno;
  • Conhecimento sobre as competências para que o aluno seja capaz de iniciar, planejar, controlar, executar e finalizar um projeto ou programa, com base nas boas práticas preconizadas pelo Project Management Institute (PMI) e pelo mercado, e
  • Ampla visão para o aluno diferenciar ciclos preditivos de ciclos adaptativos de projetos, optando pelo melhor ferramental em termos de cerimônias, papéis e artefatos a serem utilizados em cada situação e maturidade de gerenciamento.

Programa Acadêmico​

Carga Horária Total: 432 horas/aula

Matemática Financeira. Contextualização do conceito de um projeto de investimento. Aplicação das metodologias na avaliação de projetos de investimento. Identificação das metodologias destinadas à aplicabilidade em projetos com montante de investimento e vida útil iguais e diferentes.

A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.

Histórico e evolução da gerência de projetos. Áreas de conhecimento em gerência de projetos segundo o PMBOK. Ciclos de vida de um projeto. Estruturas organizacionais utilizadas no gerenciamento de projetos.

Planejamento das aquisições do projeto. Instrumento contratual. Condução das aquisições. Controle das aquisições.

Gerenciamento do cronograma. Desenvolvimento do cronograma. Gerenciamento de recursos do projeto. Gerenciamento de custos do projeto.

Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced scorecard (BSC).

Conceito de gerenciamento do escopo do projeto. Estrutura analítica do projeto (EAP). Conceitos e definições de qualidade em projetos. Gerenciamento da qualidade.

Organização e gerenciamento de projetos. Gerenciamento e orientação do trabalho do projeto. Encerramento do projeto ou fase. Gerenciamento do conhecimento do projeto.

Cultura organizacional. Princípios de gerenciamento de stakeholders em projetos. Conceitos e importância da comunicação em projetos. Processo de mudança e aspectos comportamentais envolvidos.

Gerência de portfólio. Alinhamento estratégico do portfólio. Seleção e balanceamento de portfólio. Escritório de projetos PMO. Maturidade em gerenciamento de projetos. Gestão de portfólio integrada ao PMO.

Definição e planejamento do gerenciamento de riscos. Análises qualitativa e quantitativa dos riscos. Planejamento das reservas e controle dos riscos.

Desafios do empreendedorismo e da inovação na economia contemporânea. Visão de negócios e empreendedorismo. Implementando a inovação. Estratégia e modelo de inovação.

Do mecanicismo à sociedade do conhecimento. Liderança na era das competências. Motivação como ferramenta de liderança. Liderança e sucessão.

Introdução à agilidade. Framework Scrum. Framework Kanban. XP, DSDM, Crystal e outros modelos. Agile coaching.

A importância da negociação. O processo de negociação: preparação. Criação de valor. Distribuição de valor. Avaliação, ajustes e fechamento. Maldição do vencedor.  Negociações distributivas versus negociações integrativas. Negociação colaborativa versus negociação competitiva. Mito do bolo fixo. Fundamentos: alternativas, opções, BATNA, ZOPA. Interesses versus posições. Teoria dos jogos: cooperação versus competição. Percepções e negociação. Os limites da racionalidade. Vieses cognitivos.  Influência e persuasão. Processo de resolução de conflitos e mediação. Solução de negociações complexas.

Práticas de planejamento, estimativa e medição ágeis. Práticas de aplicação ágil em gerenciamento de projetos. Práticas de lean startup. Práticas de escalada ágil.

Gerenciamento de programas. Metodologias e práticas para gerenciamento de projetos e processo evolutivo. Gerenciamento de projetos complexos. Tendências em gerenciamento de projetos: hoje e manhã.

INVISTA EM VOCÊ!

Preencha o formulário abaixo para saber mais detalhes sobre o curso

INVISTA EM VOCÊ!

Preencha o formulário abaixo para saber mais detalhes sobre o curso