MBA em Private Equity, Venture
Capital e Investimentos em Startups

MBA em Private Equity, Venture Capital e Investimentos em Startups

O MBA em Private Equity, Venture Capital e Investimentos em Startups proporciona uma formação sólida para preparar o aluno para atuar com excelência, direta ou indiretamente, nesse mercado.

Competências e Habilidades que você vai obter
ao fazer o MBA

  • Conhecimento sobre a participação e liderança ativa de processos de investimento, monitoramento e desinvestimento em Startups e demais empresas investidas por Venture Capital e Private Equity;
  • Conhecimento a dinâmica e a importância do mercado de Private Equity e Venture Capital no crescimento e desenvolvimento de negócios tradicionais ou inovadores de alto impacto;
  • Entendimento sobre conceitos, instituições envolvidas e características dos participantes do ecossistema de Startups, Inovação, Venture Capital e Private Equity, bem como propor soluções práticas aos problemas e desafios que se apresentam.

Programa Acadêmico​

Carga Horária Total: 432 horas/aula

Normas contábeis básicas e aplicações. Principais indicadores contábeis e analíticos. Ciclos de atividade. Formação do capital de giro.

Estratégias e formas de atuação dos investimentos de private equity e venture capital. Principais termos e cláusulas no processo de investimento.

Principais veículos de investimentos de private equity e venture capital. Metodologias e estruturação de investimentos anjos, corporate ventures e aceleradoras de negócios. Acordos, documentos e principais mecanismos.

Aspectos jurídicos nas diversas etapas de vida de startups e outros negócios. Direto Societário, Comercial, Tributário e Trabalhista para Startups. Principais termos, cláusulas e contratos.

Indicadores básicos para a análise da viabilidade de investimentos. Valor presente líquido e decisões de investimento. Relação risco versus retorno. Determinação dos fluxos de caixa. Fundamentos de avaliação de empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.

Conceitos básicos. Estruturas e práticas de governança corporativa. Impacto da governança corporativa sobre os negócios de venture capital e private equity.

Principais conceitos do investimento anjo no Brasil e no exterior. Dinâmica econômica da busca de negócios inovadores de alto impacto. Instrumentos e estruturas para realização do investimento anjo.

Relação risco versus retorno. Eficiência de mercado e possíveis anomalias. Modelos de decisão de portfólio em finanças. Seleção de projetos de investimentos.

Situações reais do processo de investimento de private equity, no Brasil e no exterior. Abordagem para investimentos em médias e grandes empresas.

Aspectos gerais da indústria de private equity e venture capital. Investidores típicos e a dinâmica de captação de recursos. Startups e negócios inovadores de alto impacto. Investimentos em ativos alternativos.

Principais conceitos de inovação. Reflexos estratégicos da inovação nas corporações. Relação das organizações com startups. Inovação corporativa e corporate venture capital.

Situações reais do processo de investimento em startups e de venture capital no Brasil e exterior.

Processo de acompanhamento ativo dos investimentos realizados. Estratégia de adicionar valor aos negócios. Alternativas de desinvestimento. Retornos em private equity e venture capital.

Novas tecnologias e seus impactos em modelos tradicionais de negócios. Startups e tecnologia. Novos modelos de negócios a partir de tecnologia e inovação. Tecnologia como vetor de transformações na economia e na sociedade.

O impacto do empreendedorismo no Brasil e no mundo. O papel das startups no crescimento e desenvolvimento mundial. Principais conceitos em empreendedorismo e startups. Processo de criação, desenvolvimento e financiamento de negócios inovadores de alto impacto.

Temas mais discutidos pela indústria de private equityventure capital e investimentos em startups no momento. Assuntos mais comentados no Brasil e no exterior. Tendências e tópicos na fronteira do conhecimento.

Principais instrumentos e metodologias para avaliação de empresas. Precificação de ativos: ações e debêntures. Avaliação por fluxo de caixa descontado. Avaliação por múltiplos. Estimativa de taxa de desconto.

Principais instrumentos e metodologias para avaliação de startups. Principais value drivers e riscos. Tipos de investidores e seus processos de avaliação. Instrumentos e cláusulas contratuais envolvidos na precificação de startups.

INVISTA EM VOCÊ!

Preencha o formulário abaixo para saber mais detalhes sobre o curso

INVISTA EM VOCÊ!

Preencha o formulário abaixo para saber mais detalhes sobre o curso