Corrupção e o escândalo da Lava Jato na América Latina é tema de novo livro

A obra apresenta um balanço equilibrado desse caso histórico e transformador, tornando-se leitura indispensável para estudos sobre o tema da corrupção

Corrupção e o escândalo da Lava Jato na América Latina é tema de novo livro

A FGV Editora, em parceria com a Escola de Relações Públicas e Internacionais (SIPA) da Universidade de Columbia e o Columbia Global Centers do Rio de Janeiro, lançam o livro ‘‘Corrupção e o escândalo da Lava Jato na América Latina”, no dia 27 de julho, às 18h. No momento em que a obra é lançada em português, a estrutura institucional da Lava Jato no Brasil está perdendo o impulso, com a extinção desse modelo de força-tarefa por determinação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Nesse livro, a maior investigação contra a corrupção no mundo, a Lava Jato, é analisada sob diferentes perspectivas. O tempo presente parece apropriado para dar um passo atrás e avaliar o real significado de tudo o que aconteceu. A obra, organizada por Paul Lagunes, Fernanda Odilla e Jan Svejnar, contribui para o entendimento dessa operação ao separar, das de menor visibilidade, as dimensões políticas de um escândalo que abalou o Brasil, constituindo-se nas mais importantes “lições aprendidas” da Lava Jato sobre o combate à corrupção.

Nos 15 capítulos da obra, 19 autores e autoras do Brasil e de outros países receberam o desafio de deixar de lado suas inclinações políticas para olhar novamente para esse episódio. Os artigos, escritos em linguagem clara e acessível, consideram a questão da corrupção de uma forma que vai muito além de críticas e interpretações de procedimentos criminais e minúcias da aplicação da lei.

O livro é analisado sob diferentes ângulos. Abarcando não apenas aspectos judiciais, mas também práticas cotidianas da corrupção sistemática e a forma como a política, a mídia e a administração operaram em tal contexto, com o distanciamento temporal dos acalorados debates políticos. Inclui ainda entrevistas com alguns de seus principais atores, como Deltan Dallagnol, Sergio Moro e Glenn Greenwald.

A coletânea é um chamado à luta, para que cidadãos preocupados exijam transparência e responsabilidade daqueles que nos governam com propósitos corruptos.

O webinar de lançamento contará com a participação da organizadora da obra, Fernanda Odilla, e das autoras que contribuíram com seus capítulos, Ana Luiza Aranha, Raquel de Mattos Pimenta, Daniela Campello e Beatriz Bulla.

O livro Corrupção e o escândalo da Lava Jato na América Latina está disponível nas versões impressa e e-book.

Para participar do evento de lançamento inscreva-se pelo site.

Fonte: portal.fgv.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

Posts Recentes

 Ver tudo