Livros sobre Regulação do Setor Portuário e da Indústria do Petróleo são lançados

Vale ressaltar que o setor portuário é extremamente relevante para o desenvolvimento econômico global.

Livros sobre Regulação do Setor Portuário e da Indústria do Petróleo são lançados

A Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio) lança mais dois novos títulos de sua coleção “Estudos em direito público e regulatório” envolvendo importantes setores da área de infraestrutura. São eles “Regulação do Setor Portuário“, de Paulo Renato Jucá, e “O Tribunal de Contas da União e a Indústria do Petróleo”, de Ludimila Santos Derbli.

Na publicação “Regulação do Setor Portuário”, o autor Paulo Renato Jucá parte de uma base teórica e de ampla pesquisa de dados empíricos referentes ao volume de movimentação de cargas dos importantes terminais público e privado de contêineres do país para compreender os impactos e os efeitos advindos da instituição do marco setorial dos portos. O livro analisa se a adoção de uma regulação assimétrica, com liberdade na movimentação de cargas, sem distinção entre os operadores portuários, proporcionou alterações no mercado de contêineres no Brasil.

Vale ressaltar que o setor portuário é extremamente relevante para o desenvolvimento econômico global e que a expansão da economia brasileira passa pela gestão eficiente das estruturas portuárias, bem como por regras claras quanto à exploração e concorrência dos participantes desse segmento de mercado. O estudo visa colaborar para a construção de uma regulação que congregue, dentre os seus objetivos, a atração de investimentos, a concorrência entre os atores que exercem a atividade portuária, o crescimento econômico e o desenvolvimento social.

Já no livro “O Tribunal de Contas da União e a Indústria do Petróleo”, Ludimila Santos Derbli apresenta um estudo sobre o controle externo realizado no setor de petróleo e gás natural e a atuação de sua respectiva agência reguladora, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A obra concentra sua pesquisa no controle exercido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na avaliação das minutas de editais e modelos de contratos elaborados pela ANP, no processo de oferta pública de blocos exploratórios de petróleo e gás natural, propondo-se a investigar se as decisões da Corte de Contas interferem nas escolhas regulatórias da Agência e se essa interferência está mais acentuada que ao tempo de sua instituição. Analisa, ainda, o controle de performance da atuação da ANP, com base na avaliação dos relatórios de auditorias operacionais.

As publicações Regulação do Setor Portuário e O Tribunal de Contas da União e a Indústria do Petróleo estão disponíveis para compra.

Fonte: portal.fgv.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Posts Recentes

 Ver tudo   

Ciências Sociais
ISBE FGV

Ciência de Dados e Ciências Sociais: Projeto da FGV seleciona novos bolsistas

O projeto visa a expandir as abordagens computacionais de análise de dados nas Ciências Sociais e na História. A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) abre o ano de 2022 com o processo seletivo para concessão de seis bolsas para o projeto “Ciência de Dados nas Ciências Sociais”, referente

Leia mais »