Novo centro da FGV analisa impactos sociais, ambientais e de governança nos investimentos

“ESG” é a sigla universal para Environmental, Social, and Governance, que significa melhores práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.

Novo centro da FGV analisa impactos sociais, ambientais e de governança nos investimentos

O Centro de Estudos em Finanças (FGVcef) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) lança o ESG Investing, que reúne pesquisadores de diversos perfis com o objetivo de melhor compreender o impacto do chamado ESG sobre investimentos.

“ESG” é a sigla universal para Environmental, Social, and Governance, que significa melhores práticas ambientais, sociais e de governança corporativa. “Cada vez mais os investidores em todo o mundo avaliam a aplicação dos seus recursos através também desses fatores não financeiros.  A finalidade é apoiar práticas que melhorem a sociedade como um todo”, afirma Claudia Yoshinaga, coordenadora do FGVcef e do ESG Investing.

Devido às preocupações por parte de investidores institucionais com mudanças climáticas e exposição ao risco de carbono, não há uma forma de mensuração consensual do ESG das empresas ao redor do mundo, nem sobre o impacto de ESG no desempenho dos investimentos. Diante deste cenário, a dúvida é: investir em empresas preocupadas com ESG traz melhor desempenho ou o investidor está conscientemente contribuindo para a melhoria da sociedade?

“Para ajudar a esclarecer melhor sobre o ESG, já estamos com pesquisas em andamento com  os seguintes temas: impactos macroeconômicos do ESG, em particular nos países em desenvolvimento; como mensurar o comprometimento das empresas com ESG? O desenvolvimento de um rating público; e impactos do ESG nos investimentos”, declara William Eid, também coordenador do FGVcef e do ESG Investing.

O ESG Investing é coordenado por Claudia Yoshinaga e William Eid Junior e é composto pelos pesquisadores Alcindo Canto Neto, Luis Bonacina, Victor Henriques de Oliveira, Julia Rezende, Samy Mesnik e Rodrigo Michel.

Fonte: portal.fgv.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Posts Recentes

 Ver tudo   

Ciências Sociais
ISBE FGV

Ciência de Dados e Ciências Sociais: Projeto da FGV seleciona novos bolsistas

O projeto visa a expandir as abordagens computacionais de análise de dados nas Ciências Sociais e na História. A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) abre o ano de 2022 com o processo seletivo para concessão de seis bolsas para o projeto “Ciência de Dados nas Ciências Sociais”, referente

Leia mais »