Obra apresenta entrevistas e narrativas biográficas dos cinco primeiros presidentes responsáveis pela formação da CVM e pela “invenção” do mercado brasileiro
]
A FGV Editora acaba de lançar o livro “A invenção do mercado: a formação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) segundo os seus primeiros presidentes (1976-1988)”. Na obra, os autores Izabel Nuñez e Paulo Augusto Franco revelam a “criação” e a estruturação da CVM sob as perspectivas de seus cinco primeiros presidentes através das entrevistas colhidas com Roberto Teixeira da Costa, Jorge Hilário Gouvêa Vieira, Adroaldo Moura da Silva, Victorio Fernando Bhering Cabral e Luís Octavio Carvalho da Motta Veiga, durante os anos de 2017-2018.
Mais do que apresentar esta história em versão linear e ordenada, os autores trazem uma investigação a respeito dos sentidos percebidos pelos entrevistados e suas narrativas biográficas com as experiências concretas empregadas ao processo de formação do mercado de ações no Brasil.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi criada e consolidada no momento em que a modernização conservadora brasileira atingia um alto grau de internacionalização da economia e o “milagre econômico” malograva. O livro igualmente fornece elementos para uma sociologia do grupo social a que pertencem os entrevistados, revelando, por exemplo, suas redes familiares e de amizade, seu treinamento no exterior (especialmente nos Estados Unidos) e sua atuação na iniciativa privada.
A obra tem por objetivo apresentar, além da história da instituição em si, contribuições para a história do pensamento econômico e político brasileiro, tendo em mente, em especial, a necessidade de conferir clareza aos chamados grandes processos sociais, em busca das diversidades na lógica de grandes conceitos como o “mercado” e o “direito”.
Disponível em ebook no site da FGV Editora, Amazon, iBooks e GooglePlay. Para mais informações sobre o livro, acesse o site.