Novo livro fala sobre importância de uma internet aberta em tempos de crise

A obra inclui prefácios de Vint G. Cerf, vice-presidente da Google, e de Sébastien Soriano, presidente da Autoridade Reguladora das Telecomunicações da França

Novo livro fala sobre importância de uma internet aberta em tempos de crise

A Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio) lança o livro The value of internet openness in times of crisis, organizado por Luca Belli, Nikhil Pahwa (Diretor do Medianama.com) e Osama Manzar (Diretor da Digital Empowerment Foundation da Índia). A obra explora o valor de uma Internet aberta em tempos de crise. É o produto do trabalho das Coalizões sobre Neutralidade da Rede e sobre a Conectividade Comunitária do Fórum de Governança da Internet das Nações Unidas, coordenadas pelo Professor Luca Belli. Esse trabalho resultou da consideração de que a pandemia da Covid-19 destacou fortemente a importância fundamental do acesso à Internet e a exclusão total que a população desconectada enfrenta em tempos de crise.

A conectividade emergiu como a espinha dorsal de todas as interações sociais, políticas e econômicas, e dos serviços públicos durante a pandemia. A crise atual traz à tona que as infraestruturas digitais desempenham um papel essencial, moldando nosso desenvolvimento. A sustentabilidade desse progresso depende da abertura da Internet, e esse livro oferece uma ampla gama de perspectivas ao explorar por que agora, mais do que nunca, é crucial garantir que a Internet permaneça um bem comum, aberto e facilmente acessível para qualquer indivíduo, empresa ou entidade.

Essa evolução de nossas vidas, rumo a uma interconexão indissolúvel entre mundo offline e online, pode ser viável somente sob a condição de se ter políticas digitais inclusivas, capazes de promover um acesso à Internet universal e um ambiente digital aberto, competitivo e sustentável.

Nesse sentido a obra, que é um dos produtos oficiais do Fórum da ONU sobre Governança da Internet, almeja oferecer pistas de reflexão valiosas para os formuladores de políticas (policymakers) interessados em uma visão estratégica da conectividade.

O livro inclui prefácios de autoria de Vint G. Cerf, vice-presidente da Google e conhecido como o “Pai da Internet”, e Sébastien Soriano, presidente da Autoridade Reguladora das Telecomunicações da França, bem como posfácio da Anriette Esterhuysen, presidenta do Comitê Consultivo do Fórum da ONU sobre Governança da Internet. 

Para mais informações sobre o livro acesse o site.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

Posts Recentes

 Ver tudo   

Institucional
ISBE FGV

FGV e ITA assinam parceria de cooperação

O objetivo é desenvolver pesquisas científicas, aplicar conhecimentos de forma integrada e realizar projetos no campo das ciências sociais, econômicas, matemática em tecnologias de processo

Leia mais »