Parceria entre FGV e NIC.br oferece cursos gratuitos sobre Direitos Humanos na Internet

O conjunto de cursos é o resultado do Projeto de Formação em Educadores em Direitos Humanos Digitais. O projeto começou em janeiro de 2019, numa parceria entre Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP (FGV-CEPI) e o NIC.br

Parceria entre FGV e NIC.br oferece cursos gratuitos sobre Direitos Humanos na Internet

A súbita adoção da quarentena e o aumento de atividades online provocaram uma explosão de violações de direitos humanos típicas do ambiente virtual, como cyberbullying, ataques de hackers a aplicativos, uso não autorizado de imagens, discurso de ódio e outros. O Centro de Pesquisa e Ensino e Inovação (CEPI) da Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) disponibilizam 12 cursos sobre os mais variados temas de direitos humanos da Internet, desde segurança e proteção de dados pessoais até como lidar com discurso de ódio.

O público-alvo inicial são educadores e estudantes, mas o programa é aberto a qualquer cidadão que procure informação e análises. “Há uma parte introdutória de cada tema, depois um trecho destinado a adolescentes e, ao final, um complemento aos educadores”, explica Guilherme Forma Klafke, líder do projeto e pesquisador do CEPI.

O conjunto de cursos é o resultado do Projeto de Formação em Educadores em Direitos Humanos Digitais. O projeto começou em janeiro de 2019, numa parceria entre Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP (FGV-CEPI) e o NIC.br. Desde então, já contou com mesas em eventos, produção dos cursos online, publicações e oficinas de formação docente. Cerca de 5.000 pessoas já completaram as formações antes do lançamento oficial, com satisfação de quase 95%.

As telas do curso foram desenvolvidas por Guilherme Klafke, Stephane Lima e Tatiane Guimarães, pesquisadores do CEPI/FGV Direito SP; as apostilas de conteúdo foram desenvolvidas por Jéssica Botelho e César Machado de Morais; a coordenação da equipe ficou sob responsabilidade de Marina Feferbaum (FGV Direito SP) e Kelli Angelini (NIC.br); e a produção dos cursos foi realizada pela FGV Educação Executiva.

Para entender as principais questões e necessidades na elaboração dos cursos, oficinas foram realizadas com docentes de instituições que abriram suas portas ao projeto: Instituto Singularidades, Colégio Miguel de Cervantes e EMEF Almirante Ary Parreiras, em São Paulo.

Os programas estão inteiramente disponibilizados no site da FGV Educação Executiva.

Cursos já disponíveis:

Fonte: portal.fgv.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Posts Recentes

 Ver tudo