Pesquisa analisa processos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

O trabalho teve como objetivo identificar a agenda punitiva e a coerência do regulador em casos similares – seja na punição ou absolvição, seja na definição da dosimetria da pena.

Pesquisa analisa processos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

Um banco de dados formado por todos os processos administrativos sancionadores julgados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e todas as decisões de realização de termos de compromisso ao longo do ano de 2020. Este é o resultado da pesquisa Além do Números da CVM: Enforcement no Mercado de Capitais brasileiro 2020, realizada pelo Núcleo de Estudos em Mercados Financeiro e de Capitais (MFCap) da Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP).

O trabalho teve como objetivo identificar a agenda punitiva e a coerência do regulador em casos similares – seja na punição ou absolvição, seja na definição da dosimetria da pena. Também buscou realizar a análise comparativa de fundamentos e instrumentos regulatórios diferentes para situações fáticas, comparando os resultados da via consensual (com termos de compromissos) e a escolha pela via punitiva com julgamento de processos administrativos sancionadores.

De acordo com a professora Viviane Müller Prado, coordenadora do MFCap, com o passar do tempo e o crescimento do banco de dados, ficará cada vez mais possível comparar posicionamentos, identificar oscilações da agenda punitiva e acompanhar a verificação da construção da nova dosimetria da pena. O objetivo final, segundo ela, é gerar conhecimento sobre a atuação da CVM e sua capacidade de cumprir o mandato legal de proteção de investimentos, bem como de manutenção de um mercado justo, eficiente e transparente.

O relatório aponta que houve uma sensível queda no volume de julgamentos em 2020 em relação a 2019, além de uma redução no valor das multas aplicadas de R$ 1,04 bilhão em 2019 para R$ 880 milhões em 2020.

Acesse as versões em português e inglês do relatório nos links abaixo.

Além dos Números da CVM: Enforcement no Mercado de Capitais brasileiro 2020Beyond the Regulator’s Data:

Enforcement on the Brazilian Capital Market

Saiba mais sobre o Núcleo de Mercados Financeiro e de Capitais da FGV Direito SP

Fonte: portal.fgv.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Posts Recentes

 Ver tudo   

Ciências Sociais
ISBE FGV

Ciência de Dados e Ciências Sociais: Projeto da FGV seleciona novos bolsistas

O projeto visa a expandir as abordagens computacionais de análise de dados nas Ciências Sociais e na História. A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) abre o ano de 2022 com o processo seletivo para concessão de seis bolsas para o projeto “Ciência de Dados nas Ciências Sociais”, referente

Leia mais »