Professor da FGV participa de evento da ONU sobre exclusão digital

Foi abordado o desenvolvimento de redes comunitárias como modelos alternativos de acesso à Internet.

Professor da FGV participa de evento da ONU sobre exclusão digital

Luca Belli, professor da FGV Direito Rio e coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS-FGV) participou do evento “Eliminate the Global Digital Divide and Safeguarding Human Rights”, realizado no âmbito da 49ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, no dia 17 de março. Foi abordado o desenvolvimento de redes comunitárias como modelos alternativos de acesso à Internet e seu importante papel na redução das desigualdades entre as populações que possuem acesso à rede e aquelas que não possuem.

Em sua apresentação, o professor Belli discorreu sobre modelos alternativos de conectividade tais como as redes comunitárias, destacando o papel fundamental dessas iniciativas decentralizadas e desenvolvidas para comunidades ao garantirem o que ele define como “autodeterminação de rede”, ou seja, “o direito de associar-se livremente para definir, de forma democrática, o design, o desenvolvimento e a administração da infraestrutura de rede como um bem comum de forma a buscar, transmitir e receber informações e inovações livremente”.

A apresentação está disponível no site do projeto CyberBRICS, do CTS-FGV, acesse aqui.

As pesquisas apresentadas se encontram disponíveis em acesso livre no site do grupo de trabalho sobre Conectividade Comunitária do Fórum da ONU sobre Governança da Internet.

O evento foi co-organizado pela China Foundation for Human Rights Development (CFHRD) e pela China Federation of Internet Societies (CFIS).

Fonte: portal.fgv.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Posts Recentes

 Ver tudo