Centro de Excelência Jean Monnet lança revista com artigos sobre direito e relações internacionais

“A interdisciplinaridade é a maior riqueza e atrativo do curso, e se reflete igualmente na presente publicação. Os trabalhos ora apresentados relacionam-se com os assuntos tratados durante o curso, mas não se limitam a eles”, explica Paula Wojcikiewicz Almeida, coordenadora da publicação.

Centro de Excelência Jean Monnet lança revista com artigos sobre direito e relações internacionais

O Centro de Excelência Jean Monnet da da Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio) lança o primeiro volume de sua revista acadêmica com uma seleção de trabalhos de con-clusão de curso, elaborados por alunas e alunos da EU-South American School of Global Governance, em 2019 e no primeiro semestre de 2020. 
 
O curso é interdisciplinar e envolve questões referentes ao Direito e também às relações e políticas internacionais. “A interdisciplinaridade é a maior riqueza e atrativo do curso, e se reflete igualmente na presente publicação. Os trabalhos ora apresentados relacionam-se com os assuntos tratados durante o curso, mas não se limitam a eles”, explica Paula Wojcikiewicz Almeida, coordenadora da publicação, que traz 14 contribuições acerca de temas importantes e atuais pertencentes às três linhas de pesquisa do Centro de Excelência.

Na primeira parte, Global Regulation, são apresentados textos sobre a Governança Migratória (Daniel Pimentel); a relação entre o Acordo de Paris e um potencial acordo de livre-comércio entre UE e Mercosul (Julia de Araujo e Katherine Abbade), uma comparação entre as regulamentações de dados pessoais no Brasil e na UE (Laila Neves Lorenzon), bem como reflexões sobre a política marítima integrada europeia (Taíssi de Medeiros).

Na segunda parte, Global Litigation, abordam-se as possíveis lições do Tribunal de Justiça da UE para integração na América do Sul (Caio Ovelheiro); a análise do caso Gambia v. Myanmar na Corte Internacional de Justiça (Giulia Romay); a uniformização do Direito na UE e no Mercosul (Karina Ribeiro); o papel da Comissão Europeia como amicus curiae no caso do Electrabel v. Republic of Hungary perante o ICSID (Mariana Muniz e Rodrigo Bellotti); bem como a problemática dos direitos humanos em arbitragens de investimentos (Raphaela Azevedo). 
 
Na terceira parte, Human Rights and Democracy, são analisados o estado de Direito na Polônia e na Hungria (Diana Lise e Gabriel Quintans); as crises europeias e o mundo pós-ocidental (Diana Rodriguez e Jady Schulz); a eficácia do Artigo 7º como um instrumento de enforcemnt do Rule of Law na UE (Edu¬ardo Sarmento); o saldo da Governança Europeia frente ao déficit democrático (Giulia dos Prazeres); assim como implicações recentes sobre Identidade e Nacionalismo na UE (Rafaela Peixoto). 
 
A revista segue a linha dos dez volumes da Revista do Programa de Direito da União Europeia, publicados no âmbito dos projetos Módulo Jean Monnet (2010-2013) e Cátedra Jean Monnet (2015-2018), também financiados pela Comissão Europeia. 
 
Entre as atividades do Centro de Excelência Jean Monnet, é oferecido o curso inovador sobre Governança Global na União Europeia e na América do Sul, chamado de EU-South American School of Global Governance, que se insere no objetivo da UE de estimular o ensino, a pesquisa e a reflexão de temas relacionados à integração europeia em instituições de ensino superior dentro e fora da União. É com esse mesmo objetivo que é publicado o primeiro volume da revista, a qual conta com trabalhos de alunas e alunos internos e externos à Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio). 
 
A revista está disponível na Biblioteca Digital da FGV 

Fonte: portal.fgv.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Posts Recentes

 Ver tudo   

Ciências Sociais
ISBE FGV

Ciência de Dados e Ciências Sociais: Projeto da FGV seleciona novos bolsistas

O projeto visa a expandir as abordagens computacionais de análise de dados nas Ciências Sociais e na História. A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) abre o ano de 2022 com o processo seletivo para concessão de seis bolsas para o projeto “Ciência de Dados nas Ciências Sociais”, referente

Leia mais »