FGV oferece capacitação online sobre formação política direcionada às mulheres

As atividades, online e gratuitas, são voltadas para a formação política, especialmente das mulheres negras, indígenas, quilombolas, trans e em situação de vulnerabilidade socioeconômica de todo o Brasil.

FGV oferece capacitação online sobre formação política direcionada às mulheres

Com o intuito de aumentar a participação de mulheres na política brasileira, o Programa de Diversidade e Inclusão da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio) oferece, em parceria com o Consulado dos Estados Unidos e com apoio do Fórum Fluminense Mais Mulheres na Política e o Nuderg/UERJ, o curso “Formação Política para Mulheres”. As atividades, online e gratuitas, são voltadas para a formação política, especialmente das mulheres negras, indígenas, quilombolas, trans e em situação de vulnerabilidade socioeconômica de todo o Brasil.

As inscrições começam no dia 14 de fevereiro e se estendem até 11 de março. As aulas serão realizadas uma vez por semana a partir do dia 7 de abril, via Zoom, por especialistas de diversas instituições, bem como mulheres detentoras de mandato eletivo.

O curso será dividido em dois módulos: treinamento em (i) Direitos Políticos para Mulheres e (ii) Violência Política de Gênero e Direitos. Cada módulo terá quatro aulas e dois workshops. Por meio dessas atividades, a FGV Direito Rio pretende fornecer a lideranças comunitárias e potenciais candidatas conhecimentos sobre direitos políticos, política eleitoral, legislação eleitoral e financiamento de campanha, bem como sobre os obstáculos que atravessam a trajetória das mulheres no espaço público, como a violência política de gênero.

O curso é aberto a mulheres de todo o Brasil que desejem ingressar em carreiras políticas, seja por meio de candidatura formal, seja para exercer atividades nas áreas de assessoria ou liderança comunitária. Não há exigência de pré-requisitos para fazer a inscrição, que está disponível no site da FGV Direito Rio, onde há mais informações.

“Nossa experiência de pesquisa em Mulheres na Política aponta uma série de obstáculos formais e informais que se colocam entre as candidaturas e a efetiva eleição dessas mulheres. O curso é uma maneira de agir em um desses obstáculos e aumentar as chances da entrada delas nessa arena. As mulheres têm grande interesse na política, e o acesso a informação, a mais ferramentas e a consciência dos seus direitos podem fazer a diferença para se lançarem e persistirem nesse desafio”, explica a professora Ligia Fabris, coordenadora do Programa de Diversidade e Inclusão da FGV Direito Rio.

Já a cônsul-geral dos EUA no Rio de Janeiro, Jacqueline Ward, salienta a importância da realização do curso, cujo princípio é a igualdade de gênero, no ano em que o país passará por eleições gerais.

“Capacitar mulheres para assumir cargos públicos em um ano eleitoral é investir num ambiente político democrático e diverso. É um investimento que, além das mulheres, abrirá caminho para meninos e homens entenderem o valor de um cenário político mais equilibrado. A igualdade de gênero e a inclusão são áreas prioritárias na nossa relação diplomática com o Brasil, e estamos honrados em poder, junto com a FGV, oportunizar a qualificação de mulheres que irão contribuir com políticas mais diversas, representativas e inclusivas”, assinala a cônsul-geral dos EUA no Rio de Janeiro.

Para realizar a sua inscrição e obter mais informações, acesse o link.

Fonte: portal.fgv.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Posts Recentes

 Ver tudo