Líder Agro SP: FGV estabelece parceria com a OCESP para capacitação de cooperativas agropecuárias

O programa de desenvolvimento é exclusivo para as cooperativas agropecuárias paulistas.

Líder Agro SP: FGV estabelece parceria com a OCESP para capacitação de cooperativas agropecuárias

A Fundação Getulio Vargas (FGV) estabeleceu uma parceria com o Sistema OCESP (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo) e o Centro de Estudos do Agronegócio da FGV para promover o Líder Agro SP, programa de desenvolvimento exclusivo para as cooperativas agropecuárias paulistas.  

A solenidade de abertura ocorreu no dia 5 de novembro de 2021, em Campos dos Jordão, e contou com a presença de 24 líderes de cooperativas, além do presidente do Sistema OCESP, Edivaldo Del Grande. Também participaram da abertura o secretário executivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro, e o secretário de Turismo de Campos de Jordão, André Luiz Barbêdo.  

Del Grande disse que o programa Líder Agro vem, justamente, buscar um novo patamar de desenvolvimento às cooperativas agro de São Paulo. “Precisamos planejar juntos para curto, médio e longo prazos”, disse o presidente, elogiando a expertise da equipe da FGV. Del Grande salientou que o programa vai provocar os líderes para uma nova caminhada na gestão e nos negócios das cooperativas.

O programa será constituído por dois cursos, sendo o primeiro com a temática “Um Olhar Estratégico para Líderes de Cooperativas do Agronegócio de São Paulo”, cujo público-alvo é voltado para os dirigentes das cooperativas do Ramo AGRO. Já o segundo curso “Um Olhar Formativo para Executivos de Cooperativas do Agronegócio de São Paulo” terá como público-alvo os executivos indicados pelos dirigentes que participaram do primeiro curso. 

A coordenação geral do programa ficará a cargo dos professores, Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócio na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) e embaixador especial da FAO para as Cooperativas e Moyses Simantob, coordenador acadêmico e professor do programa CEO FGV, Módulo Estratégia, Mudança e Inovação.  

Após a abertura, os professores da FGV Moysés Simantob, Marcelo Romani e João Lins (diretor executivo do FGV In Company) exploraram as expectativas do programa (que durará um ano) com os dirigentes participantes. Depois, houve duas palestras. Antonio Maciel abordou megatendências e Roberto Rodrigues falou sobre desafios do agro e das cooperativas.  

Roberto Rodrigues, um dos coordenadores do Programa, apresentou tendências e desafios sob o pano de fundo da Cop 26. Fez os participantes refletirem sobre a economia tradicional e a economia verde, sobre o papel das grandes nações no negócio de carbono. Salientou a segurança alimentar, dizendo que não haverá paz onde houver fome. E apresentou a agricultura dos trópicos com grande importância na segurança alimentar, com fatores determinantes como terras disponíveis, tecnologia e gente.

Fonte: portal.fgv.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Posts Recentes

 Ver tudo   

Ciências Sociais
ISBE FGV

Ciência de Dados e Ciências Sociais: Projeto da FGV seleciona novos bolsistas

O projeto visa a expandir as abordagens computacionais de análise de dados nas Ciências Sociais e na História. A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) abre o ano de 2022 com o processo seletivo para concessão de seis bolsas para o projeto “Ciência de Dados nas Ciências Sociais”, referente

Leia mais »