Pequenos negócios seguem em recuperação após pandemia, revela pesquisa

O percentual de empresas com queda no faturamento foi o menor desde o início da pandemia, reduzindo também o nível médio de impacto da pandemia nos negócios.

Pequenos negócios seguem em recuperação após pandemia, revela pesquisa

Os pequenos negócios brasileiros seguem em recuperação, com redução da quantidade de empresas que vem sofrendo, em relação a queda do faturamento, além de mais nenhum dos 20 segmentos apresentarem piora de sua situação. Esta foi a principal conclusão da atual edição da pesquisa da FGV Projetos, coordenada pelo gerente executivo, Luiz Gustavo Barbosa, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

O percentual de empresas com queda no faturamento foi o menor desde o início da pandemia, reduzindo também o nível médio de impacto da pandemia nos negócios, com perda de 23% em relação ao período pré-pandemia (entre as MPEs esse percentual é de 14%).

Além disso, a pandemia já não é o principal fator limitador ao crescimento dos negócios. Sendo o central, atualmente, o aumento dos custos (insumos/mercadoria, combustíveis, aluguel, energia).
Outro importante fator a ser destacado sobre a recuperação desses negócios é que os segmentos mais afetados pela pandemia (artesanato, beleza, economia criativa, turismo e moda) apresentam evolução positiva. Os destaques são para turismo e economia criativa, cujo registro mostra forte ritmo de recuperação do faturamento (em relação ao nível pré-pandemia), nos últimos meses (aumento de 13 e 14 pontos percentuais em relação à última pesquisa, enquanto a média total subiu 7 p.p.).

Para ter acesso a pesquisa completa, clique no link.

Fonte: portal.fgv.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Posts Recentes

 Ver tudo