Pesquisa avalia fatores de formalização de médios e pequenos empreendedores na economia

O projeto fez parte da iniciativa Metaketa II do EGAP (Evidence in Governance and Politics), financiada por recursos do governo britânico com co-participação da FGV

Pesquisa avalia fatores de formalização de médios e pequenos empreendedores na economia

Pesquisadores da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE) concluíram recentemente uma pesquisa sobre o impacto da formalização e informalização da economia em comunidades carentes. Entre 2017 e 2019, Cesar Zucco, Anna-Katharina Lenz (hoje na RMIT University, Austrália), Rafael Goldszmidt e Martín Valdívia (do instituto Grade, de Lima), realizaram um experimento de campo com mais de 4 mil empreendedores formais e informais de 25 bairros da zona Oeste do Rio de Janeiro. A pesquisa tinha o objetivo de entender os fatores que impulsionam a formalização dos empreendedores.

“A informalidade é encarada como uma barreira para o crescimento econômico e o crescimento sustentável de empreendedores na base-de-pirâmide. O estudo avalia uma série de intervenções que facilitam a adesão ao programa do MEI (Microempreendedor Individual) e incentivam o pagamento de contribuições mensais por microempreendedores. Essas intervenções visam avaliar a eficácia referente a campanhas de informação, lembretes, interação por meio de redes sociais e da percepção do apoio político do Programa de Formalização”, explicam os pesquisadores.

O projeto fez parte da iniciativa Metaketa II do EGAP (Evidence in Governance and Politics), financiada por recursos do governo britânico com co-participação da FGV. A iniciativa coordenou a realização de estudos semelhantes, realizados de forma contemporânea em seis países diferentes. O trabalho de campo, no Rio, teve como um dos seus principais parceiros o SEBRAE, principal entidade que promove o desenvolvimento de pequenos negócios no Brasil.

Para acessar o artigo com as principais conclusões acesse o site.

Fonte: portal.fgv.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

Posts Recentes

 Ver tudo   

Institucional
ISBE FGV

FGV e ITA assinam parceria de cooperação

O objetivo é desenvolver pesquisas científicas, aplicar conhecimentos de forma integrada e realizar projetos no campo das ciências sociais, econômicas, matemática em tecnologias de processo

Leia mais »