Organizado por Luca Belli, Osama Manzar (Diretor da Digital Empowerment Foundation da Índia) e Nikhil Pahwa (Diretor do Medianama.com), a obra explora o valor de uma Internet aberta.
O Relatório anual da Autorité de Régulation des Communications Électroniques et des Postes (ARCEP) incluiu uma seção de autoria do professor Luca Belli, coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS-FGV), abordando pontos chave do livro The Value of Internet Openness in Times of Crisis.
Organizado por Luca Belli, Osama Manzar (Diretor da Digital Empowerment Foundation da Índia) e Nikhil Pahwa (Diretor do Medianama.com), a obra explora o valor de uma Internet aberta. O volume é o produto dos Grupos de Trabalho sobre a Neutralidade da Rede e sobre a Conectividade Comunitária do Fórum de Governança da Internet (IGF) das Nações Unidas, coordenados pelo Professor Luca Belli.
Luca Belli destacou que a pandemia de COVID-19 tornou evidente não apenas a importância da Internet para nossas sociedades, nossas economias, e nossas democracias, mas também as enormes disparidades entre aqueles que estão ou não conectados. Mesmo entre indivíduos considerados formalmente conectados as desigualdades são muitas, considerando a frequência de acesso à internet, a qualidade da conexão e quais plataformas são de fato acessíveis.
Nesse contexto, a pesquisa coordenada por Luca Belli destaca o interesse de estudar modelos alternativos de conectividade como as redes comunitárias, não apenas para suportar a expansão do acesso à Internet, mas também para fazê-lo de forma sustentável e no pleno respeito à proteção de dados pessoais dos usuários. Trata-se da primeira vez que um documento oficial da ARCEP se refere de maneira explícita às Redes Comunitárias, ao mesmo tempo em que enfatiza o potencial delas para a “autodeterminação digital”.
Confira o relatório completo da ARCEP O Estado da Internet em francês e em inglês.
Fonte: portal.fgv.br