Pesquisa coordenada por professor da FGV é destacada pela Reguladora de Telecomunicações francesa

Organizado por Luca Belli, Osama Manzar (Diretor da Digital Empowerment Foundation da Índia) e Nikhil Pahwa (Diretor do Medianama.com), a obra explora o valor de uma Internet aberta.

Pesquisa coordenada por professor da FGV é destacada pela Reguladora de Telecomunicações francesa

O Relatório anual da Autorité de Régulation des Communications Électroniques et des Postes (ARCEP) incluiu uma seção de autoria do professor Luca Belli, coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS-FGV), abordando pontos chave do livro The Value of Internet Openness in Times of Crisis.

Organizado por Luca Belli, Osama Manzar (Diretor da Digital Empowerment Foundation da Índia) e Nikhil Pahwa (Diretor do Medianama.com), a obra explora o valor de uma Internet aberta. O volume é o produto dos Grupos de Trabalho sobre a Neutralidade da Rede e sobre a Conectividade Comunitária do Fórum de Governança da Internet (IGF) das Nações Unidas, coordenados pelo Professor Luca Belli.

Luca Belli destacou que a pandemia de COVID-19 tornou evidente não apenas a importância da Internet para nossas sociedades, nossas economias, e nossas democracias, mas também as enormes disparidades entre aqueles que estão ou não conectados. Mesmo entre indivíduos considerados formalmente conectados as desigualdades são muitas, considerando a frequência de acesso à internet, a qualidade da conexão e quais plataformas são de fato acessíveis.

Nesse contexto, a pesquisa coordenada por Luca Belli destaca o interesse de estudar modelos alternativos de conectividade como as redes comunitárias, não apenas para suportar a expansão do acesso à Internet, mas também para fazê-lo de forma sustentável e no pleno respeito à proteção de dados pessoais dos usuários. Trata-se da primeira vez que um documento oficial da ARCEP se refere de maneira explícita às Redes Comunitárias, ao mesmo tempo em que enfatiza o potencial delas para a “autodeterminação digital”.

Confira o relatório completo da ARCEP O Estado da Internet em francês e em inglês.

Fonte: portal.fgv.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Posts Recentes

 Ver tudo   

Ciências Sociais
ISBE FGV

Ciência de Dados e Ciências Sociais: Projeto da FGV seleciona novos bolsistas

O projeto visa a expandir as abordagens computacionais de análise de dados nas Ciências Sociais e na História. A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) abre o ano de 2022 com o processo seletivo para concessão de seis bolsas para o projeto “Ciência de Dados nas Ciências Sociais”, referente

Leia mais »