Programa Seleção de Talentos: CDMC recebe novos alunos oriundos de escolas públicas de todo Brasil 

A iniciativa, promovida pelo Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências (FGV CDMC), é única no país e tem a missão de identificar jovens talentos nas escolas públicas brasileiras.

Programa Seleção de Talentos: CDMC recebe novos alunos oriundos de escolas públicas de todo Brasil 

Já virou tradição. Todos os anos, medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) iniciam sua vida universitária em cursos de graduação da FGV, no Rio de Janeiro. A oportunidade de estudar em uma das principais instituições de ensino superior do país é possível graças ao Programa Seleção de Talentos, que desde sua criação, em 2016, já garantiu a participação de 512 alunos de todo o Brasil no Vestibular FGV, dos quais 256 se matricularam em um dos cursos oferecidos pela FGV na cidade do Rio de Janeiro. 

A iniciativa, promovida pelo Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências (FGV CDMC), é única no país e tem a missão de identificar jovens talentos nas escolas públicas brasileiras, especialmente naquelas não seletivas, com a finalidade de estimulá-los a seguir estudos de graduação e pós-graduação na FGV Rio de maneira a enriquecer o corpo de profissionais de avançada formação que o país necessita. Sua missão, ainda, inclui identificar as escolas públicas de excelência, não seletivas, reveladas pelos seus índices de desempenho do MEC e nas olimpíadas de conhecimento, de maneira a contribuir na capacitação de seus professores, no aprimoramento da gestão escolar e na preparação de seus alunos e estimular e promover a divulgação da Matemática e as Ciências por meio da produção de livros, livros eletrônicos, vídeos, aulas, palestras e exposições, que em linguagem simples aproximem esses temas do público em geral, em especial dos jovens em idade escolar.

Os candidatos ao projeto podem usufruir de programas de reforço em Matemática, Literatura, Redação e Português, no formato online. Em 2022 dos 104 candidatos que prestaram o vestibular, 59 ingressaram em cinco cursos de graduação da FGV Rio (Matemática Aplicada, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Economia, Administração e Direito). Além da isenção de mensalidades e taxas acadêmicas esses alunos recebem, aulas complementares de Matemática e Inglês.

Dentre os classificados no vestibular de 2022, 4 alunos são da região Norte; 8 do Nordeste; 10 do Centro-Oeste; 26 do Sudeste e 11 do Sul. Todos aqueles que residem fora da cidade do Rio de Janeiro, recebem um auxílio manutenção para moradia na cidade de até R$ 2.000,00 por mês, cuja renovação anual é condicionada ao bom desempenho acadêmico. 

O projeto, pioneiro e único na valorização do talento, já rende seus primeiros frutos. São 24 os alunos formados nos cursos de Administração, Ciências Sociais, Economia e Matemática Aplicada que tiveram suas realidades transformadas pelas oportunidades que o Programa de Seleção de Talentos proporcionou. 

Fonte: portal.fgv.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Posts Recentes

 Ver tudo