Projeto de extensão de apoio a refugiados: FGV finaliza segunda edição da iniciativa

No primeiro semestre de 2021, o projeto contou com 15 estudantes de graduação de Relações internacionais e de Direito, que tiveram experiências práticas na análise dos processos de refúgio no Brasil.

Projeto de extensão de apoio a refugiados: FGV finaliza segunda edição da iniciativa

A Fundação Getulio Vargas finalizou a segunda edição do Projeto de Extensão de Apoio a Refugiados (PEAR). A iniciativa é fruto de uma parceria inédita entre a Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP) e da Escola de Relações Internacionais (FGV RI) com a Coordenação Geral do Comitê Nacional para o Refugiado (CG-CONARE), órgão ligado ao Ministério da Justiça e responsável pela análise de elegibilidade dos solicitantes do reconhecimento da condição de refúgio no Brasil.

No primeiro semestre de 2021, o projeto contou com 15 estudantes de graduação de Relações internacionais e de Direito, que tiveram experiências práticas na análise dos processos de refúgio no Brasil. As atividades incluíram a transcrição de entrevistas de solicitantes de refúgio, pesquisas para estudos de país de origem e capacitações com representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e da CG-CONARE.  

Para Carolina Moehlecke, coordenadora do PEAR pela FGV RI, a experiência proporciona aos estudantes a oportunidade de realizar atividades práticas que contribuem com uma formação acadêmica mais completa e conectada com os problemas da sociedade.  

“Conhecer a realidade do refúgio no Brasil e poder contribuir com o trabalho dos atores engajados com esta questão é uma experiência única e muito valorizada pelos alunos”, destaca a professora.  

Já Cassia Nakano Hirai, coordenadora do projeto pela FGV Direito SP, destaca que cabe às escolas proporcionar aos seus estudantes vivências que estimulem uma atuação mais conectada e engajada à sociedade, referindo-se à Resolução CNE/CES 7/2018, que institui as diretrizes curriculares de extensão no ensino superior brasileiro.  

“O PEAR se fortalece justamente no momento em que as oportunidades de extensão ganham mais espaço e relevância nos currículos dos cursos”, completa.  

Para mais informações sobre os cursos de graduação em Direito e Relações Internacionais acesse o site.

Fonte: portal.fgv.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Posts Recentes

 Ver tudo