Supremo em Pauta: FGV obtêm destaque em pesquisas de Encontro Acadêmico

A pesquisa Agenda Antidiscriminação no Supremo Tribunal Federal foi agraciada como melhor trabalho apresentado no Grupo de Trabalho sobre Gênero, Raça e Sexualidades no Direito.

Supremo em Pauta: FGV obtêm destaque em pesquisas de Encontro Acadêmico

A equipe do grupo de pesquisa Supremo em Pauta da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP) apresentou dois trabalhos no X Encontro de Pesquisa Empírica em Direito, realizado entre os dias 8 e 12 de novembro, tendo recebido indicações de Melhor Trabalho e Menção Honrosa.

A pesquisa Agenda Antidiscriminação no Supremo Tribunal Federal foi agraciada como melhor trabalho apresentado no Grupo de Trabalho sobre Gênero, Raça e Sexualidades no Direito. De autoria da professora da FGV Direito SP Eloísa Machado de Almeida, coordenadora do Supremo em Pauta, e das pesquisadoras Ana Laura Barbosa e Luiza Pavan Ferraro, a pesquisa mapeou todas as ações pendentes de julgamento do tribunal que trazem o tema do direito à não discriminação e revelou o perfil e as lacunas deste tipo de litígio no Supremo Tribunal Federal. Feita em parceria com o Comitê de Diversidade da FGV Direito SP, a pesquisa está publicada e pode ser lida no link.

Já a pesquisa Advocacia Geral da União e Procuradoria Geral da República no embate entre Jair Bolsonaro e o Supremo Tribunal Federal, também de autoria de Eloísa Machado de Almeida e Luiza Pavan Ferraro, foi apresentada no Grupo de Trabalho sobre Judicialização da Política e Sistema de Justiça: Dinâmicas Decisórias, Interações e Competições e recebeu menção honrosa. O trabalho mapeou o litígio estabelecido contra o governo Bolsonaro no STF e revelou o comportamento da Advocacia Geral da União (AGU) e da Procuradoria Geral da República (PGR) no caso. A pesquisa faz parte do projeto coletivo e interinstitucional de pesquisa Project on Autocratic Legalism (PAL), com previsão de publicação em janeiro de 2022.

Fonte: portal.fgv.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Posts Recentes

 Ver tudo   

Ciências Sociais
ISBE FGV

Ciência de Dados e Ciências Sociais: Projeto da FGV seleciona novos bolsistas

O projeto visa a expandir as abordagens computacionais de análise de dados nas Ciências Sociais e na História. A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) abre o ano de 2022 com o processo seletivo para concessão de seis bolsas para o projeto “Ciência de Dados nas Ciências Sociais”, referente

Leia mais »