Indicador de Atividade Econômica aponta crescimento de 1,4% da economia em julho

Na comparação interanual foi registrada retração de 6,6% da atividade econômica em julho e recuo de 9,1% no trimestre móvel findo em julho. Apesar de serem resultados muito negativos, são melhores do que as variações observadas em junho

Indicador de Atividade Econômica aponta crescimento de 1,4% da economia em julho

O Indicador de Atividade Econômica (IAE-FGV) – 1ª Prévia aponta crescimento de 1,4% da economia em julho, em comparação a junho e retração de -4,4% no trimestre móvel findo em julho, em comparação ao trimestre móvel findo em abril. Ambas as taxas foram calculadas na série com ajuste sazonal.

Na comparação interanual foi registrada retração de 6,6% da atividade econômica em julho e recuo de 9,1% no trimestre móvel findo em julho. Apesar de serem resultados muito negativos, são melhores do que as variações observadas em junho. Com esses resultados, a taxa acumulada em 12 meses até julho foi de -2,9% e o acumulado no ano até julho de -5,9%.

O IAE-FGV é um indicador que antecipa a tendência da economia brasileira a partir da divulgação de três versões com base na divulgação das principais pesquisas mensais de atividade divulgadas pelo IBGE. As principais informações para a atualização do indicador são: Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF); Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) e; Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). As informações do indicador foram adaptadas para a pandemia com observância de alguns preceitos formulados pelo IBGE na divulgação das Contas Nacionais Trimestrais do segundo trimestre.

Neste mês está sendo divulgado o último resultado público do IAE, que voltará a ser um produto exclusivamente privado a partir de outubro.

O estudo completo está disponível no site.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Posts Recentes

 Ver tudo   

Ciências Sociais
ISBE FGV

Ciência de Dados e Ciências Sociais: Projeto da FGV seleciona novos bolsistas

O projeto visa a expandir as abordagens computacionais de análise de dados nas Ciências Sociais e na História. A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) abre o ano de 2022 com o processo seletivo para concessão de seis bolsas para o projeto “Ciência de Dados nas Ciências Sociais”, referente

Leia mais »