Publicação sobre a disseminação de notícias falsas foi um dos temas de reunião com a missão de observadores antes do primeiro turno das eleições
O estudo “Desinformação On-line e Eleições no Brasil” da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) foi citado no relatório preliminar da Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (MOE/OEA) no Brasil, publicado na última quarta-feira (18). O documento, anunciado pelo Embaixador Agustín Espinosa, chefe da Missão, menciona a crescente disseminação de notícias falsas, principalmente as que contestam o sistema eleitoral, como mostra a pesquisa.
A FGV DAPP recebeu membros da MOE/OEA na última quinta-feira (12) em reunião virtual para falar sobre a integridade das eleições nos ambientes digitais. No marco da cooperação com o organismo multilateral, foram apresentados alguns resultados do estudo, como o aumento do volume e circulação e desinformação sobre a integridade do sistema eleitoral.
Em 2018 a FGV DAPP já havia recebido a visita de membros da Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (MOE/OEA), então liderada pela ex-presidente da Costa Rica Laura Chinchilla Miranda. Em sua primeira vez acompanhando as eleições no Brasil, a missão visitou a Diretoria com objetivo de observar o papel das redes sociais no processo eleitoral daquele ano.
Sobre a pesquisa
O estudo “Desinformação On-line e Eleições no Brasil” é o primeiro do projeto “Digitalização e Democracia no Brasil”, realizado com apoio da Embaixada da Alemanha em Brasília. O lançamento da pesquisa foi feito em cooperação entre a FGV DAPP e o TSE, com o objetivo de qualificar o debate sobre desinformação nas eleições.
Fonte: portal.fgv.br